Parceria entre as instituições, com apoio da FIEAC, prevê mais de 1,4 mil vagas para os estudantes nas áreas de construção civil, mecânica, elétrica, gestão, vestuário e alimentos
O SENAI e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes, apresentaram nesta quinta-feira, 28 de abril, a oferta de cursos de formação técnica e profissional para alunos do Novo Ensino Médio da rede pública. A parceria entre as instituições, com apoio da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), prevê mais de 1,4 mil vagas para os estudantes de escolas da capital nas áreas de construção civil, mecânica, elétrica, gestão, vestuário e alimentos.
No período da manhã e da tarde, na sede da FIEAC, os instrutores do SENAI detalharam aos estudantes cada um dos segmentos, falando desde variação salarial, mercado até as áreas de atuação para que eles pudessem escolher qual caminho seguir. Na Escola SENAI, por exemplo, serão ofertadas a Trilha de Alimentos (cursos de padeiro, confeiteiro e salgadeiro); Trilha Automotiva (mecânico de automóveis leves e eletricista automotivo); Trilha Telecomunicações (cambista de sistemas de telecomunicações e instalador e reparador multifuncional de sistemas de telecomunicações); e Trilha Vestuário (desenhista de moda e costureiro sob medida).
Já o Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Móveis, tem disponível a Trilha Design de Móveis (desenhista técnica projetista de móveis); Trilha Edificações (desenhista projetista e orçamentista da construção civil); Trilha Gestão (assistente administrativo, assistente de RH e assistente de controle de qualidade); e Trilha Logística (controlador e programador de produção, almoxarife e comprador). “Cada uma dessas trilhas tem cursos com carga horária que varia entre 200 e 1640 horas. Aproveitem essa oportunidade, pois é um degrau para o início da vida profissional de vocês. Olhem para o mercado e façam suas escolhas. Vocês estudarão na maior instituição de educação profissional do país”, frisou a gerente de Educação Profissional SENAI/AC, Geane Reis de Farias.
A estudante Maressa Aguiar Ferreira, de 16 anos, da Escola José Rodrigues Leite, escolheu a Trilha Telecomunicações. “Me interesso por telecomunicações e acredito que é uma área muito boa para atuação. Já fiz cursos on-line relacionados a esse segmento e vou me esforçar para me capacitar e aprender ainda mais”, destacou.
Já o estudante Selmo Júnior, de 15 anos, também da escola José Rodrigues Leite, vai cursar a Trilha Panificação. Ele diz que despertou o interesse pela área em virtude da convivência com sua avó. “Sempre via ela fazendo pães e outras massas e ficava admirado. É uma área nobre, como todas as outras, e tem um bom mercado”, comentou.
Segundo o diretor-regional do SENAI, César Dotto, a parceria é de grande valia, sobretudo, para os estudantes. “Eles sairão do Novo Ensino Médio preparados para o mercado de trabalho. É importante ressaltar que os próprios alunos estão escolhendo a trilha de formação profissional que desejam seguir. Estamos entusiasmados com esse trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação, que tem total apoio e empenho do presidente da FIEAC, José Adriano, e temos certeza de que a iniciativa alcançará o sucesso que esperamos”, acrescentou.
Rosângela Silva, coordenadora do Núcleo de Formação Profissional da Secretaria de Educação, também está otimista com a parceria com o SENAI. “Quando veio a implementação desse Novo Ensino Médio, já pensávamos em uma parceria como essa. Vemos uma excelente oportunidade, sobretudo com o SENAI, que atende nossas expectativas e dispõe de um portfólio de cursos atualizados às necessidades do momento e que chama muita atenção dos alunos. A ideia é que nossos alunos encontrem empregabilidade assim que concluírem o Ensino Médio”, assinalou.