..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

SENAI certifica alunos de cursos profissionalizantes em parceria com a Sehurb

SENAI certifica alunos de cursos profissionalizantes em parceria com a Sehurb

Capacitações gratuitas na área da construção civil foram ofertadas para moradores da Cidade do Povo, em Rio Branco

O SENAI/AC, em parceria com a Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), qualificou 34 alunos em cursos profissionalizantes na área da construção civil na Cidade do Povo. A solenidade de certificação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 8 de novembro, no Centro Pastoral São Lucas.

senai 002Além dos certificados, os alunos receberam kits com itens de construção civil - Foto/Assessoria FIEAC

Os cursos ofertados gratuitamente foram de pedreiro de alvenaria, instalação de Sistema Elétrica Predial e NR 35 - Segurança em Trabalho em altura. As capacitações tiveram também o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Acre (Sinduscon/AC), da FIEAC, do Centro Pastoral São Lucas e do Ieptec.

Embora seja uma área em que a maioria dos profissionais é formada por homens, muitas mulheres fizeram e concluíram os cursos. Uma delas é Sherly Freitas, de 43 anos, que fez o curso de pedreiro. “Um curso maravilhoso, em um segmento que realmente necessita de profissionais. E nós, mulheres, somos perfeccionistas e podemos ter sucesso nessa área”, salientou.

senai 003Presidente da FIEAC em exercício, João Paulo de Assis, parabenizou os concludentes e exaltou a parceria com as demais instituições - Foto/Assessoria FIEAC

Tarciso Machado, de 45 anos, fez curso de eletricista. Ele fez questão de agradecer a oportunidade. “Sou pastor, pintor profissional e consegui uma profissão a mais. Foi uma grande contribuição do SENAI e da Sehurb para a Cidade do Povo. Esses cursos abriram portas para todos nós”, comemorou.

Presente à solenidade de certificação, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) em exercício, João Paulo de Assis, parabenizou os concludentes e exaltou a parceria com as demais instituições em prol da qualificação profissional. “Persistam na busca pelo conhecimento, pois trabalho e renda são sinônimos de dignidade”, frisou o empresário.

senai 004João César Dotto, diretor regional do SENAI, comentou que os cursos da instituição são práticos e a área de construção civil está em alta no estado - Foto/Assessoria FIEAC

João César Dotto, diretor regional do SENAI, comentou que os cursos da instituição são práticos e a área de construção civil está em alta no estado. “São muitas casas populares e outras obras que estão em andamento e diversas ainda iniciarão nos próximos meses. As empresas irão necessitar de muitos profissionais desse segmento e o SENAI está qualificando para essa demanda do mercado de trabalho”, acrescentou.

Também estiveram presentes na solenidade de certificação o padre Massimo Lombardi, responsável pela área missionária na Cidade do Povo; a gerente do Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Móveis, Tânia Lúcia Guimarães; a diretora Operacional da Sehurb, Ariadne Wassen; a coordenadora de Aprendizagem do Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Gastronomia e Hospitalidade, Lourdes Barbosa; além dos professores dos cursos. Além dos certificados, os alunos receberam kits com itens de construção civil.

senai 005Padre Massimo celebrou que os cursos, durante as aulas práticas, contribuíram para iniciar a construção de uma capela na Cidade do Povo - Foto/Assessoria FIEAC

Aulas práticas ajudam na construção de uma capela

Parceiro da iniciativa, o padre Massimo Lombardi enalteceu a oportunidade ofertada para a comunidade da Cidade do Povo. “O trabalho é fundamental para sair da situação de fome, dependência e feliz daquele que entende e aproveita. Oferecemos o nosso espaço com muita alegria”, comentou.

O padre celebrou também que os cursos, durante as aulas práticas, contribuíram para iniciar a construção de uma capela na Cidade do Povo. “Esse será o coração espiritual da Cidade do Povo. Esperamos concluir a construção dessa pequena capela, ecumênica, e que todas as religiões se sintam à vontade para fazer sua espiritualidade”, salientou Lombardi.