..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Sem procissão, fiéis montam tapetes na Catedral em Rio Branco e missa é transmitida on-line

Missa ocorreu na manhã desta quinta-feira (11), diferente dos anos anteriores. Padres devem percorrer ruas fazendo benção do Santíssimo

Diferente de anos anteriores, a missa de Corpus Christi este ano ocorreu pela manhã nesta quinta-feira (11) em Rio Branco. Também cancelada a tradicional procissão que celebra a data por conta da pandemia de Covid-19, que obriga o distanciamento. Mas, isso não impediu que os fiéis celebrassem a data.

A missa na Catedral de Rio Branco foi transmitida pela TV e também pelas redes sociais oficiais da Diocese. Ano passado, o rito religioso ocorreu à tarde, com missa e procissão que reuniu mais de 5 mil pessoas.

Adaptada, a celebração este ano contou com poucos fiéis, que assistiram presencialmente a missa. Mas, apenas aqueles que confeccionaram quatro tapetes na entrada da Catedral. Eles usavam máscara e acompanharam a missa.

No ano passado, ao menos 50 tapetes foram confeccionados e o pedido era de paz. Este ano, o clamor é pela saúde e vida em meio à pandemia que já matou quase 300 pessoas em todo o Acre.

tapetes webSem procissão, fiéis montam tapetes na Catedral em Rio Branco e missa é transmitida on-line — Foto: Tálita Sabrina/Rede Amazônica Acre

“Celebrar Corpus Christi é reconhecer que Jesus é o pão vivo descido do céu, é o médico celeste que cura todas as nossas enfermidades, preenche nossos vazios existenciais e nos garante a vida plena. Aliás, a vida cristã consiste em viver com Cristo, por Cristo e em Cristo”, diz o vice-reitor da Catedral, padre Jairo Coelho.

O padre também destacou que o importante neste momento é que as pessoas fiquem em casa. Ele disse também que padres devem percorrer a cidade em carros abertos dando a benção aos fiéis.

“Neste ano, infelizmente, pela pandemia do novo coronavírus não teremos a grandiosa procissão pelas ruas de nossa cidade, mas nem por isso deixaremos de celebrar. Vai ocorrer a benção do Santíssimo, quando alguns padres sairão em carros aberto abençoando as família, tudo isso para garantir que nossos fiéis permaneçam em casa. Por isso, reiteramos nosso apelo: não saia de casa e , se tiver que sair, não esqueça de usar a máscara. Vamos nos unir em um único objetivo: combater a pandemia do novo coronavírus para que todos tenha vida e a tenham em abundância”, finaliza.