Segundo a Defesa Civil Municipal, o nível do manancial está descendo até três centímetros por dia. Capital Rio Branco não tem previsão de chuvas até o dia 12 de agosto
A capital Rio Branco está sem chuvas significativas há mais de 40 dias. Com isso, o nível do Rio Acre segue descendo e atingiu a marca de 1,82 metros nesta terça-feira (1º). Segundo a Defesa Civil Municipal, o nível do manancial está descendo até três centímetros por dia.
A quantidade de chuvas esperada para o mês de julho era de 40 milímetros, contudo, não choveu durante todo o mês na capital.
Em entrevista à Rede Amazônica Acre, o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, falou que não há previsão de chuvas até o dia 12 de agosto. “A última chuva que aconteceu em Rio Branco foi dia 23 de junho, estamos há 40 dias sem chuvas e temos a previsão de que não haverá até o dia 12 de agosto”, confirmou.
O nível do Rio Acre costuma baixar bastante no período de estiagem. Conforme um levantamento do g1, que acompanha com os órgãos a redução das águas neste período, a menor cota registrada pelo rio foi 1,25 metro em outubro do ano passado.
As menores cotas já registradas são:
- 1,30 metro - 17 de setembro de 2016
- 1,29 metro - 11 de setembro de 2022
- 1,27 metro - 28 de setembro de 2022
- 1,26 metro - 29 de setembro de 2022
- 1,25 metro - 2 de outubro de 2022
Ainda segundo o coronel, nas últimas 24 horas o nível do rio baixou três centímetros. Se continuar assim, em outubro, quando foi registrada a menor cota, o manancial vai estar abaixo de 1,25 metro.
“O rio está decrescendo a cada dia, desce cerca de um a dois centímetros, até mesmo 3 centímetros, que foi o caso das últimas 24 horas. Isso pode não parecer muito, mas é. Neste momento está com 1,82 metro, mas até outubro temos mais 60 dias decrescendo 1 centímetro por dia vamos bater o recorde, infelizmente. Não há previsão de chuva”, destacou.
Com o risco de seca severa, a Defesa Civil Municipal começou a Operação Estiagem, no último dia 17, que este ano vai atender 25 comunidades rurais da capital acreana com abastecimento de água através de carros-pipa.
No lançamento da operação, o coordenador ressaltou que 25 milhões de litros de água devem ser distribuídos.