Em reunião realizada nesta quinta-feira, 22, em Rio Branco, na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Acre (Sema), a secretária Julie Messias e representantes do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) discutiram a criação de um acordo de cooperação técnica (ACT) voltado para ações de pesquisa e educação, necessidades da gestão pública, com foco em biodiversidade e saúde única, especialmente para pessoas residentes nas unidades de conservação (UCs) estaduais, além de apoio para a elaboração do Plano Estadual de Biodiversidade.
Segundo a gestora da Sema, a parceria com o Instituto é um passo importante para fortalecer ações de promoção da saúde nas unidades de conservação e de pesquisas com foco na biodiversidade, além de proporcionar um entendimento mais profundo das interações entre saúde humana e ambiental.
“Discutimos as demandas e necessidades locais e conversamos sobre propostas concretas de cooperação. A Sema pode contribuir com o IOC, no sentido de ampliar o horizonte científico, e o instituto, com sua expertise, pode nos ajudar a enfrentar os desafios dos eventos extremos, atuando em nossas unidades de conservação e também no que diz respeito à saúde”, disse.
Ainda de acordo com Julie Messias, a colaboração entre as duas instituições busca criar soluções inovadoras para os desafios enfrentados nas áreas de proteção ambiental, integrando conhecimentos científicos e práticas sustentáveis.
A reunião marca o início de uma série de ações que deverão ser desenvolvidas em conjunto, com a expectativa de que os projetos resultem em benefícios significativos para a conservação da biodiversidade e a qualidade de vida das populações locais.
A diretora do Instituto Oswaldo Cruz, Tânia de Araújo-Jorge, falou da parceria com o governo do Estado e do interesse do instituto em reforçar o trabalho conjunto.
“Já trabalhamos no Acre há algum tempo, inclusive em UCs, e está mais do que na hora de a gente estabelecer um ACT que formalize tudo isso e que defina um plano de cooperação mais ousado, criativo, com várias iniciativas, tanto da Sema quanto do Instituto e também da Fiocruz, para que a gente possa potencializar o trabalho mútuo das instituições envolvidas. Hoje foi uma tratativa para aperfeiçoar essa relação e formalizarmos a parceria”, afirmou.
Participaram da reunião, pela Sema, o diretor de Meio Ambiente, André Pelliccioti; a chefe do Departamento de Unidades de Conservação, Mirna Caniso; a chefe do Departamento de Biodiversidade da Sema, Marilene Brazil; e a gestora do Parque Estadual Chandless, Flávia Dinah Rodrigues. Ainda pelo IOC-Fiocruz, participou o vice-diretor de Ensino Informação e Comunicação, Paulo Sérgio D’ Andrea.
Pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), estavam os professores André Botelho e Vicente Bessa, pós-graduandos do IOC que constituirão apoio para a continuidade das ações no estado.