..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos lança ação solidária e campanhas de conscientização na Expoacre

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos lança ação solidária e campanhas de conscientização na Expoacre

Na primeira noite da Expoacre, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), promoveu duas importantes ações de solidariedade e conscientização em parceria com a iniciativa privada e o Município, neste sábado, 31. As ações envolveram instituições governamentais e o público presente no parque de exposições.

A primeira ação foi uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, realizada em colaboração com as secretarias de Estado, autarquias, institutos e fundações. A segunda ação focou na abordagem do público e na conscientização sobre políticas públicas sociais no parque de exposições Wildy Viana, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).

Durante a feira agropecuária, a SEASDH lançou uma iniciativa que envolve a distribuição de credenciais de estacionamento para os técnicos das instituições governamentais que estarão trabalhando nos stands do parque. Essa ação foi viabilizada por uma parceria com o empresário Gilberto Afonso Moraes, conhecido como Betão, que disponibilizou o estacionamento para uso dos profissionais.

campanhas 002Amanda entregou envelopes com adesivos em cada stand. Foto: Carolina Torres/Secom

A secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, explicou que cada credencial distribuída corresponde à doação de um quilo de alimento, que será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social. “Essa é uma maneira que o governo do Estado do Acre encontrou para estimular a população a contribuir com a arrecadação de alimentos”, afirmou.

A SEASDH será responsável por recolher os alimentos nas sedes dos órgãos entre os dias 9 e 13 de setembro, beneficiando a população em vulnerabilidade social.

Conscientização

No stand da SEASDH, técnicos em Assistência Social e Direitos Humanos realizaram abordagens com a população, promovendo a conscientização e a divulgação das políticas públicas da pasta, como o Centro de Referência de Direitos Humanos, Criança e Adolescente, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, e o Id Jovem.

campanhas 003Panfletos informam sobre politicas de direitos humanos, criança e adolescente e outros. Foto: Carolina Torres/Secom

A chefe da divisão do Centro de Referência em Direitos Humanos da SEASDH, Liliane Moura, destacou a importância do espaço de cidadania oferecido, que visa garantir às pessoas o acesso aos seus direitos e à justiça. “Abordamos temas como trabalho infantil, violência doméstica e abuso sexual, entre outros. O Centro atende diversas políticas e realiza encaminhamentos para a rede assistencial. Além disso, desenvolvemos dois projetos importantes: o ‘Tenda de Direito,’ que visa levar informação, e o ‘Mãos que Acolhe,’ que oferece suporte às vítimas de violência e abuso sexual”, explicou.

“Estamos também com o Conselho Tutelar e o Juizado da Primeira Infância, realizando abordagens sociais para assegurar a proteção e o cuidado com nossas crianças e adolescentes, garantindo a proteção de suas vidas” enfatiza a diretora de Direitos Humanos, Joelma Pontes.

campanhas 004Parceria entre SASDH e SEASDH garante divulgação de políticas públicas. Foto: Carolina Torres/Secom

Os técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) também participaram, divulgando as ações de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O secretário da pasta, Wellington Divino, detalhou a atividade em parceria:

“A Secretaria Municipal de Assistência, em parceria inédita com a secretaria estadual, uniu forças para apresentar e orientar sobre as políticas públicas durante esta semana do evento. O primeiro dia foi extremamente proveitoso e produtivo. Encerramos a noite sem nenhuma intercorrência, com grande sucesso, e esperamos que esse êxito continue até o último dia da Expoacre”, concluiu.