..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Secretaria de Agricultura promove curso de classificação de café para técnicos do Estado

Secretaria de Agricultura promove curso de classificação de café para técnicos do Estado

Seguindo o compromisso do governo do Acre com o programa de fortalecimento da cafeicultura no estado, a Secretaria de Agricultura (Seagri) realiza, ao longo desta semana, o Curso de Classificação Física de Café Grão Cru, em Rio Branco.

De acordo com o secretário de Agricultura, José Luis Tchê, o curso visa capacitar os técnicos do Estado para garantir o sucesso da cadeia produtiva do café: “Nosso objetivo é elevar a qualidade da nossa produção e, consequentemente, garantir a geração de empregos e melhorar a renda aos nossos cafeicultores”.

Segundo a coordenadora da Cafeicultura da Seagri, Michelma Neves, após a capacitação, os técnicos estarão aptos a julgar as amostras de cafés especiais da primeira fase do concurso QualiCafé, que visa incentivar a produção de cafés de alta qualidade, promovendo melhores práticas agrícolas, sustentabilidade e a valorização da cultura do café na região, agregando valor ao produto local e divulgando a diversidade de sabores e aromas do café acreano.

“Na parte de classificação física, conseguimos identificar os defeitos dos grãos e, após isso, vem a fase da degustação da bebida. Com a capacitação, os técnicos do Acre estarão credenciados a fazer avaliações”, declarou Michelma.

evento 002Técnicos da área de cafeicultura de diversos órgãos participam do evento. Foto: Rafael Barros/Seagri

Para engenheiro agrônomo do núcleo da Seagri de Manoel Urbano, Elio Ferreira, levar as competências adquiridas no curso para utilização em campo vai auxiliar o produtor.

“Nossa participação neste curso é importante, pois vai melhorar a qualidade e, consequentemente, a quantidade do café produzido aqui, o que leva a maior ganho financeiro do café em grão cru produzido no Acre”, declarou.

O curso é fruto de parceria entre Seagri, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Instituto de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sistema Faeac e Sicred Biomas.