O 1º Fórum Estadual de Secretários Municipais aconteceu de 6 a 8 de dezembro, em parceria com a Associação de Municípios do Acre (AMAC) e o Tribunal de Contas do Acre (TCE/AC). Participaram secretários de Finanças, Administração e Planejamento, além de gestores e técnicos, dos 22 municípios acreanos.
Para a secretária de Finanças e Planejamento do município de Assis Brasil, Edilza Fortunetto, esta foi uma oportunidade de trocar experiências e adquirir conhecimentos. “As informações que foram passadas referente às alíquotas do ICMS para o próximo ano são muito relevantes e fazem com que a gente planeje bem o ano de 2023. Para mim foi muito importante ter vindo para o evento e adquirido esse conhecimento para levar ao nosso município”, disse.
O gerente da unidade de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios do Sebrae, Marcelo Macêdo, avaliou o evento como positivo: “Nosso objetivo tem se cumprido, que é a integração entre secretários, técnicos e gestores, fazendo com que os municípios tenham melhores condições de administrar suas demandas e possam se fortalecer no âmbito da gestão pública, resultando em melhorias para a população”, destacou.
A programação incluiu uma variedade de painéis, onde representantes de entidades parceiras compartilharam informações e experiências com foco na implantação de políticas públicas que contribuem com a melhoria do ambiente de negócios do Acre, favorecendo o desenvolvimento dos municípios.
“Estamos agregando valores e informações que contribuirão bastante para a caminhada no nosso município, trazendo o desenvolvimento e políticas públicas que sejam coerentes e condizentes com a nossa realidade”, declarou o secretário de Finanças do município de Tarauacá, Manoel Janisvaldo.
Acre Mais Simples
Na finalização do evento, no dia 8 de dezembro, foi realizado o Acre Mais Simples, que tratou sobre a desburocratização no ambiente de negócios no estado. Anderson Santos participou da atividade representando a presidente da Junta Comercial do Acre (JUCEAC), Nayara Honorato, e destacou a importância da integração entre órgãos e empresas.
“Um evento como esse traz a oportunidade de reunir os agentes que estão na ponta e traz esclarecimentos também. O papel da Junta Comercial é importante no sentido de facilitar o processo de abertura, e a desburocratização passa por algumas etapas, que é a digitalização do processo, a facilitação, e um evento como esse promove a integração, que é o terceiro ponto fundamental para que possamos compreender todo o ciclo, conhecer quem é quem no processo e estreitar os laços”, afirmou.