Evento realizado no Amazonas reuniu cerca de 20 mil visitantes e fomentou o empreendedorismo na região
O Sebrae no Acre marcou presença na Feira do Empreendedor, realizada em Manaus (AM) de 19 a 21 de setembro, apresentando dezenas de produtos desenvolvidos por Startups e negócios originários que refletem a riqueza cultural e natural do estado, com foco no artesanato e na bioeconomia no Stand da COP 30. Organizado pelo Sebrae Amazonas, a Feira é um dos principais eventos de fomento ao empreendedorismo na região Norte do Brasil, reunindo 20 mil visitantes e expositores de diversas áreas de atuação, contemplando cinco eixos temáticos: Sustentabilidade, Finanças & Investimentos Inovação, Inclusão & Diversidade e Habilidades Empreendedora.
Rosa Nakamura, gestora do Sebrae no Acre, afirma que o evento é uma prévia de como será o Encontro da COP 30, em 2025 na cidade de Belém, demonstrando a nossa riqueza, força e potência da nossa região para o mundo.
“Apresentar os produtos do artesanato e da bioeconomia do Acre em um evento de grande porte, como a Feira do Empreendedor no Amazonas no Stand da COP 30, é uma oportunidade única de valorizar o trabalho das nossas comunidades e fomentar o desenvolvimento sustentável aliada a inovação. Estamos não apenas mostrando a riqueza cultural do nosso estado, mas também fortalecendo a economia local e criando possibilidades de mercado para os nossos empreendedores”, frisou Rosa.
A participação acreana destaca-se pela diversidade de itens artesanais, como peças confeccionadas a partir de matérias-primas da floresta, incluindo madeira de manejo sustentável, fibras naturais, sementes e outros recursos oriundos da biodiversidade amazônica. Esses produtos valorizam o saber tradicional das comunidades locais e contribuem para a preservação ambiental e o fortalecimento da economia criativa da região.
Outro grande destaque são os produtos da bioeconomia, através das Startups que envolvem cadeias produtivas sustentáveis e que utilizam os recursos naturais de forma responsável, aliadas a Sustentabilidade e Inovação. A castanha-do-brasil, o óleo de copaíba e o açaí são exemplos de itens que, além de serem explorados de forma consciente, possuem grande apelo nos mercados nacionais e internacionais por suas propriedades nutricionais e medicinais.
A participação do Sebrae no Acre na Feira do Empreendedor do Amazonas reforça o compromisso da instituição em promover a economia local, incentivando o desenvolvimento sustentável e a geração de renda para as comunidades amazônicas. Além disso, a feira serve como plataforma para expandir a rede de contatos dos empreendedores acreanos, criando novas oportunidades de negócios e acesso a mercados. Conheça mais das iniciativas desenvolvidas pelo Sebrae para apoiar as micro e pequenas empresas acessando o site sebrae.com.br ou pelo 0800 570 0800.