Passageiros que tinham transporte marcado para o domingo precisaram esperar até essa segunda-feira (24) para se deslocar do interior para a capital. Na noite dessa segunda, Dnit já havia liberado a passagem para todos os tipos de veículos
Passageiros de linhas de ônibus intermunicipais precisaram remarcar as viagens devido ao rompimento de um trecho da BR-364 nesse domingo (23). As cidades mais afetadas foram Tarauacá, Cruzeiro do Sul e outras localizadas no Vale do Juruá, todas no interior do Acre.
Após os reparos feitos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), pelo menos dois ônibus de uma empresa que faz a rota para Cruzeiro do Sul confirmou o embarque dos passageiros que tiveram suas viagens remarcadas.
O incidente ocorreu próximo à saída de Tarauacá, a 382 km de Rio Branco. Os reparos foram concluídos quase 24 horas depois e o trânsito foi liberado no fim da tarde.
A Rede Amazônica Acre foi até a Rodoviária de Rio Branco e conversou com viajantes que aguardavam a recuperação da rodovia. Quem precisou viajar para a região ficou apreensivo, com medo de não conseguir chegar a tempo, mas não tiveram maiores transtornos, como a agricultora Elenaria Oliveira.
“A gente fica com aquele medo de não dar tempo de chegar ou não dar para ir, porque isso é praticamente normal na BR, porque a BR que liga Cruzeiro do Sul a Rio Branco nunca prestou e nunca foi boa, então já é uma coisa normal”, reclamou.
A autônoma Maria de Lurdes também contou que faria viagem durante a noite, e ficou com receio por conta das chuvas que atingem a região, mas confiou que os reparos já haviam sido concluídos e estava à espera do transporte para voltar a Cruzeiro do Sul.
“Mas, graças a Deus deu tudo certo, e remarquei para hoje [segunda, 24] já tô aqui esperando o embarque. Eu vim aqui e fui bem atendida, graças a Deus, e eles me atenderam numa boa. Deu certo, para hoje eu tenho fé em Deus que, chegando em Cruzeiro [do Sul], em paz, para mim está tudo bem”, acrescentou.
Fluxo foi retomado
Quase 24 horas após o rompimento de um trecho da BR-364 na entrada de Tarauacá, o Dnit liberou o tráfego na região. Inicialmente, o acesso foi liberado apenas para veículos de passeio, motociclistas e pedestres. Já pouco antes das 17h o acesso passou a ser permitido para veículos mais pesados como caminhões e ônibus.
Segundo o Dnit, esse novo acesso deve ser mantido de forma paliativa. “Garantirá o trafego normal até a chegada do verão, que será realizado o serviço definitivo, mediante a estudos e projetos”, disse em nota.
O trecho da BR-364, que dá acesso às cidades de, Tarauacá , Cruzeiro do Sul e demais cidades do Vale do Juruá rompeu no domingo (23) e deixou uma população estimada em 220 mil pessoas isolada do restante do estado por via terrestre. Os reparos foram iniciados nessa segunda-feira (24).
O superintendente do Dnit ressaltou que mesmo com chuva, o trabalho pôde ser feito.
O vídeomaker Jotta Queiroz fez imagens de drone e postou nas redes sociais as imagens que mostram a dimensão da cratera que se abriu na BR-364, além de ser possível perceber os veículos presos tanto de um lado, quanto do outro, sem poderem atravessar por conta do rompimento.