..::data e hora::.. Domingo, 6 de Abril de 2025 00:00:00

Geral

Rio Tarauacá transborda, atinge 45% da cidade e famílias vão para abrigo; município decretou emergência

Rio Tarauacá transborda, atinge 45% da cidade e famílias vão para abrigo; município decretou emergência

Nível ultrapassou a cota de 9,50 metros no sábado, e águas já atingiram 45% da cidade de Tarauacá. Além disto, Mâncio Lima também decretou emergência no último domingo (16) por conta do transbordamento de rios que cortam a cidade e ambas aguardam reconhecimento do governo federal

Após o Rio Tarauacá transbordar na noite de sábado (15), as águas já atingiram 45% do município de mesmo nome, no interior do Acre, e pelo menos oito famílias já foram levadas a um abrigo montado na escola José Augusto. A informação foi confirmada ao g1 pelo prefeito Rodrigo Damasceno (PP), que decretou situação de emergência por conta da cheia nesse domingo (16).

O rio ultrapassou a cota de 9,50 metros no sábado e chegou a 9,60 metros na medição das 18h daquele dia. Na manhã desta segunda-feira (17), o nível já subiu para 10,66 metros, a menos de um metro da maior cota histórica de 11,15 metros, atingida em fevereiro de 2021.

“Hoje 45% da nossa população está afetada pelas pelas águas. Não necessariamente com água dentro das casas. Porque as casas aqui são mais elevadas, mas 45% da cidade está com água na rua. Nós estamos com oito famílias no nosso abrigo, totalizando 28 pessoas. Temos um abrigo montado para receber essas famílias que precisaram serem retiradas. Estamos com perspectiva, se for necessário, de abrir mais um abrigo, mas por enquanto este abrigo está dando conta”, explicou o prefeito.

O município agora aguarda o reconhecimento da situação de emergência pelo governo federal, para auxiliar na disposição de recursos destinados ao atendimento à população afetada.

“Por hora, nós estamos contando com recursos do próprio município para poder estar fazendo essas ações de emergência, tanto de atendimento médico, distribuição de sopas, atendimento ao abrigo, tudo com recurso próprio. Ainda não tivemos reconhecimento por parte do governo federal do nosso decreto, até porque foi o final de semana então não dá nem tempo ainda de sair no Diário Oficial [da União]. Estamos aguardando sair no Diário Oficial para a partir daí fazer o nosso plano de trabalho”, acrescentou Damasceno.

mancio limaMâncio Lima está em situação de emergência por conta do transbordo dos Rios Môa e Azul — Foto: Arquivo/Prefeitura de Mâncio Lima

Mâncio Lima em emergência

Mâncio Lima também decretou situação de emergência no último domingo (17) por conta da cheia. Segundo a Defesa Civil, choveu 31 milímetros, causando o transbordo dos Rios Môa e Azul. Cerca de 300 famílias que moram em áreas urbanas e rurais foram afetadas.

De acordo com o prefeito Zé Luiz, a trafegabilidade em alguns pontos está comprometida e a prefeitura da cidade se organiza para prestar assistência imediata às comunidades ribeirinhas afetadas.

“Foram mais de 123 milímetros de chuva nas 48 horas. Tem equipe na zona rural, no rio Môa e rio Azul para fazer um relatório para elaborar as ações necessárias”, disse.