Manancial ultrapassou cota de alerta, que é de 11,8 metros. Monitoramento em bairros que costumam ser os primeiros atingidos pelas cheias está sendo reforçado
As chuvas na região do Juruá têm influenciado na subida do nível do rio em Cruzeiro do Sul. Por isso, o pescador Marcelo Lopes já teme que as águas invadam a casa onde ele mora.
‘’Uma grande preocupação, até por causa dos móveis, todos os anos a gente perde, é uma luta grande, todos os anos a gente passa por essa situação. Mas a gente vai orar pra que não seja como nos outros anos’’, relata.
O Rio Juruá alcançou os 12 metros de lâmina d’água e ultrapassou a cota de alerta, que é de 11 metros e 80. A partir desse índice, as autoridades monitoram bairros e comunidades, e diversas famílias podem ficar desabrigadas.
Segundo a tenente Daniela Marques, subcomandante do Corpo de Bombeiros, o monitoramento em áreas de risco foi reforçado, e estão sendo feitas vistorias nos bairros da Lagoa, Miritizal e Várzea, que são as primeiras regiões atingidas pelas águas do manancial
‘’Na semana passada teve bastante chuva, principalmente no Alto Juruá, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, influenciando, ultrapassando a cota de alerta também aqui em Cruzeiro do Sul’’, diz.