Mesmo com sinais de vazante, manancial está com 14,69 metros nesta sexta-feira (25) no interior do Acre
O nível do Rio Iaco em Sena Madureira, no interior do Acre, segue acima da cota de alerta, que é de 14 metros. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o manancial marcou 14,69 metros na medição das 6h desta sexta-feira (25).
Mesmo tendo tido uma leve vazante de 7 centímetros em 24 horas, a cheia do rio desabriga 10 famílias, de 62 pessoas, que estão em abrigos montados na cidade, no ginásio Hemilton Gadelha e na escola Siqueira de Menezes.
Ainda segundo dados da Defesa Civil, duas famílias com 13 pessoas estão desalojadas, ou seja, foram levadas para casas de parentes. Ao todo, o órgão estima que 75 pessoas estejam atingidas diretamente pela enchente.
Bairros atingidos:
- Vila Militar
- Cidade Nova
- Cafezal
- Bom Sucesso
- Vitória
- São Felipe
- Parte baixa do Centro
Enchente no Acre
Além de Sena Madureira, pelo menos mais três cidades do Acre ainda enfrentam enchente nos rios. Entre elas Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Feijó.
Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá continua subindo. Pela manhã, o rio marcou 13,57 metros, na medição das 6h desta sexta. O manancial continua acima da cota de transbordo, que é de 13 metros.
Ao todo, 11 bairros e 7 comunidades rurais estão atingidos e ao menos 2 mil famílias estão afetadas. Na cidade, uma família com quatro pessoas está desabrigada.
O nível das águas Rio Tarauacá, que leva o mesmo nome da cidade, no interior do Acre, estabilizou nas últimas horas. Segundo a Defesa Civil, nesta sexta-feira (25) pela manhã, o rio marcou 10,50 metros, um metro acima da cota de transbordo, 9,50 metros.
Na cidade, cinco famílias estão desabrigadas, totalizando 29 pessoas. Ao menos cinco bairros estão atingidos pelas águas, entre eles:
- Senador Pompeu (Conhecido como Bairro da Praia)
- Triângulo
- Bairro das Flores
- Parte do Centro
Entorno da BR 364
O nível do Rio Envira continua acima da cota de transbordo, que é de 12 metros, na cidade de Feijó, no interior do Acre. O manancial marcou 12,30 metros na medição das 6h desta sexta-feira (25), são 10 centímetros a mais em 24 horas.
Conforme o Corpo de Bombeiros na cidade, cerca de 40 famílias estão afetadas pelas águas do manancial. A enchente atinge três bairros, entre eles, Terminal, Aristides e Hospital. Duas famílias com 15 pessoas estão desabrigadas.
O Rio Acre na capital continua apresentando sinais de vazante. Na medição das 6h desta sexta, a Defesa Civil Municipal informou que o manancial está com 12,50 metros, mesmo após o registro de 40 milímetros de chuva.