Rio Acre se encontra com 5,34 metros nesta segunda-feira (26). Há dois avisos de chuva para a capital acreana até a manhã de terça-feira (27)
O acumulado de chuvas em Rio Branco para o mês de dezembro já é quase o dobro do esperado para o mês. Da média de 267,9 milímetros, a capital acreana registrou 504 milímetros, quase o dobro da estimativa para o mês.
Com isso, o Rio Acre segue subindo e saiu de 4,90 metros para 5,34 metros na manhã desta segunda-feira (26). Em todos os 10 pontos de monitoramento da Defesa Civil, o rio voltou a encher após uma vazante no final de semana.
Segundo informações do coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, o monitoramento segue em toda a bacia do rio.
“A gente está dobrando a quantidade de chuva que é esperada para todo mês. Estamos em excesso de chuva desde o dia 14 do mês de dezembro e praticamente de lá pra cá dobrou os milímetros chovidos acumulados” explica.
Falcão afirma ainda que a tendência é que o rio continue enchendo nos próximos dias, já que a previsão é de mais chuvas.
“A situação do rio é de enchente. Ele teve uma vazante no final de semana, mas começou a encher novamente. Toda bacia está enchendo, desde Assis Brasil até Rio Branco, em todos os pontos de monitoramento. Com a previsão de mais chuva, provavelmente a gente vai continuar aumentando esse nível nos próximos dias” afirmou.
Aviso de perigo do Inmet
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao todo, 12 municípios do estado do Acre se encontram na zona de perigo de chuvas fortes. Parte do Acre está com alerta amarelo e outra parte com laranja, com validade até a manhã de terça-feira (27).
Há possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).