..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Rio Acre sobe quase seis metros em uma semana e se aproxima da cota de alerta na capital

Rio Acre sobe quase seis metros em uma semana e se aproxima da cota de alerta na capital

Manancial amanheceu com 13,26 metros neste sábado (19), após registro de quase 20 milímetros de chuva em 24h. Dados são da Defesa Civil Municipal

O nível do Rio Acre continua subindo em Rio Branco e voltou a se aproximar da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o manancial marcou 13,26 metros às 6h deste sábado (19) após o registro de quase 20 milímetros de chuva em 24 horas.

Foram quase seis metros a mais em uma semana. No último sábado (12), o nível do rio estava em 7,40 metros. Mas, após o acumulado de 139,4 milímetros de chuva nesses sete dias, o manancial voltou a ficar próximo do alerta.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que está previsto um acumulado de cerca de 100 milímetros de chuvas entre este sábado e segunda-feira (21). Com isso, a previsão é o rio ultrapasse a cota de transbordo, que é de 14 metros, ainda neste domingo (20) na capital.

“Estamos a 24 centímetros da cota de alerta e temos o indicativo de que entre domingo e segunda ele chegue na cota de transbordamento, porque temos previsão de muita chuva. Temos vazante nas cabeceiras neste momento, em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, e toda essa água vem para nossa cidade”, disse o coordenador.

Por conta da situação, Falcão afirmou que todas as secretarias municipais da capital estão em alerta para o caso de uma enchente.

“Fizemos novamente toda a checagem do plano de contingência e de ação. Ou seja, estamos com a base operacional do Corpo de Bombeiros, abrigos pré-prontos e também com escolas preparadas, e secretarias municipais em alerta”, afirmou.

Sobre os igarapés que no domingo (13) chegaram a transbordar e invadir casas ruas e casas, após grande volume de chuvas, o coordenador disse que atualmente a situação deles está normalizada. No início desta semana, essas águas afetaram cerca de 800 famílias de seis bairros de Rio Branco.