..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Rio Acre sobe mais de 3 metros em 24 horas e ultrapassa cota de alerta na capital

Rio Acre sobe mais de 3 metros em 24 horas e ultrapassa cota de alerta na capital

Rio Acre subiu mais de 3 metros nas últimas 24 horas e chegou a 13,67 metros na última medição feita às 12h desta sexta-feira (23). Abrigos já estão começando a serem montados no Parque de Exposições

O Rio Acre ultrapassou a cota de atenção, que é de 10 metros, e se aproxima da cota de alerta que é de 13,50 metros em Rio Branco. Em nova medição feita às 12h desta sexta-feira (23), o manancial marcou 13,67 metros. A informação foi divulgada pela Defesa Civil de Rio Branco, por meio de boletim. Nas últimas 24 horas, a contar da medição de 12h de quinta-feira (22), quando o rio marcou 10,45m, o manancial subiu 3,22 metros.

O coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que choveu nas últimas horas o acumulado de quase 50 milímetros de chuva e isso altera o cenário. “Nós já estamos com a equipe montada de remoção, porque possivelmente hoje talvez alcançaremos a cota de transbordamento do rio Acre”, complementou.

Falcão ainda informa que em toda a bacia do rio Acre foi observado um aumento significativo em todos os municípios. “Agora não vamos mais estar apenas em monitoramento, mas agora com ações concretas de remoção de famílias relacionadas a essa aumento bastante forte no rio Acre, especialmente em Rio Branco”, explica.

O coordenador diz ainda que vários bairros já foram atingidos pelos igarapés e já há várias famílias que tiveram que ser retiradas. “A dica é para estar verificando o nível das águas nas proximidades, subir os móveis se possível e se preparar para uma possível saída da residência”, alerta.

Falcão também informou que é preciso ficar de olho com outros riscos como: rachaduras nas paredes, no quintal, dificuldades de aberturas de portas e janelas. Segundo ele, isso é muito importante ser observado para a própria segurança da pessoa, especialmente quem mora nas áreas de risco, deslizamento, movimentação de massa e inundações.

alagacao 002Famílias já estão sendo retiradas em Rio Branco — Foto: Richard Lauriano/ Rede Amazônica

A Prefeitura de Rio Branco comunica que após o grande volume de chuvas dos últimos dias, na capital e interior do estado, o nível do rio Acre e dos igarapés Batista, São Francisco e Dias Martins aumentou fazendo com que a Prefeitura entrasse em alerta máximo e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil já se prepara para um possível transbordamento do rio Acre nas próximas horas.

De acordo com o órgão, três escolas já foram preparadas para abrigos:

  • Escola Anice Dib Jatene, no Geraldo Fleming;
  • Escola Álvaro Vieira da Rocha, na Conquista;
  • Escola Alcimar Nunes Leitão, no Conjunto Universitário.

Até a última atualização desta reportagem, há 10 famílias no abrigo da Escola Álvaro Vieira da Rocha e a Defesa Civil está realizando a remoção de outras famílias. Nesta sexta-feira (23), o Parque de Exposições começa a ser limpo para a construção dos módulos habitacionais.

alagacao 003Defesa Civil estadual e governo do AC assinam decreto que prevê ações a serem tomadas em meio a enchente no Acre — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

O governador do Acre, Gladson Cameli, apresentou na manhã desta sexta-feira (23), o plano de contingência contra as enchentes.

“Isso aqui é uma questão humana, de várias pessoas, pessoas que foram atingidas pelo nível das águas. É o momento de darmos as mãos, cada secretário, cada autarquia, fazer um levantamento daquilo que está pendente, o que quer que seja, o estado está presente dando o apoio. Estou reformulando minha agenda essa semana para acompanhar de perto a questão do nível das águas, para que a gente não deixe de estar pronto e presente. Agradecer a todas as equipes e pedir a compreensão de toda a população não é o momento de querer achar culpado, é o momento de nos ajudarmos. O estado vai fazer o que tiver que fazer para cuidar das pessoas. Não deixe pra amanhã o que se pode fazer hoje”, declara.