Manancial marcou 14,60 metros na medição das 9h desta terça-feira (29). Ao todo, 25 famílias estão desabrigadas e outras 12 foram levadas para casas de parentes
O nível do Rio Acre apresentou leve vazante nas últimas horas e marcou 14,60 metros na leitura das 9h desta terça-feira (29) em Rio Branco. Segundo a Defesa Civil Municipal, foram cerca de 29 centímetros a menos em 24 horas.
Apesar da redução do nível, ainda há 25 famílias com 91 pessoas desabrigadas e que foram levadas a um dos três abrigos públicos montados na capital. Além disso, 12 famílias foram levadas para casas de parentes e, por isso, estão desalojadas.
Três escolas estão sendo usadas como abrigo, entre elas: Escola Estadual Georgete Eluan Kalume, Maria Luce Marine e Chico Mendes.
O Parque de Exposições Wildy Viana e uma escola na Baixada da Sobral estão preparados para receber outras famílias caso o rio volte a subir e desabrigar mais pessoas.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que em torno de 1,3 mil famílias estão atingidas pela enchente, o que dá cerca de 5 mil pessoas atingidas.
“Agora pela manhã diminuíram os pedidos de saída das pessoas, então, vamos para os bairros fazer um levantamento mais preciso da quantidade de famílias atingidas. Por isso, acredito que esse número pode ter aumento um pouco. Essa vazante não muda em nada o cenário, porque temos muita chuva e volume de água grande no Riozinho do Rôla e essa água chega rapidamente aqui na capital. Nossas operações só vão modificar quando o rio atingir, pelo menos, 12 metros”, disse Falcão.
O Rio Acre ultrapassou a cota de transbordo, que é de 14 metros na capital, na manhã de sexta (26). Nove bairros estão atingidos pelas águas do manancial, entre eles:
- Base
- 6 de Agosto
- Baixada da Habitasa
- Ayrton Senna
- Cadeia Velha
- Adalberto Aragão
- Triangulo Novo
- Taquari
- Palheiral