Segurança do evento também será feita pela Polícia Militar (PM-AC), que deve divulgar até quarta-feira (28) o esquema montado para o dia. Festa começa às 21h de sábado (31) e segue até às 3h de domingo (1º)
A festa da virada do ano em Rio Branco vai contar com 200 seguranças de uma empresa privada e também policiais militares para garantir a tranquilidade no Estádio Arena da Floresta, na região do Segundo Distrito da capital acreana. A festividade começa às 21h de sábado (31) e termina às 3h de domingo (1º).
O evento é organizado pelo governo do Estado e pela iniciativa privada e deve reunir 30 mil pessoas. Nesta segunda-feira (26), a Polícia Militar (PM-AC) informou que ainda não fechou o esquema de segurança com a quantidade de agentes que irão atuar na festa. A expectativa é de que até quarta (28) esse planejamento seja divulgado.
Também nesta segunda, o secretário de Empreendedorismo e Turismo do Acre, Márcio Pereira, falou sobre os preparativos para o Réveillon 2023. Na Arena da Floresta, o gestor confirmou a apresentação da dupla sertaneja Jads e Jadson, como atração nacional, e bandas locais. Entres elas: Mugs II, Sandra Melo e Álamo Kário.
Além das apresentações musicais, a festa terá também vendas de artesanatos, comidas, adereços e outros produtos da economia solidária. Famílias que queiram montar tendas, levar sua comida e bebida e confraternizar no local também podem participar da festa.
“Vamos ter queima de fogos, só estamos tentando ajustar dentro da lei para que não tenhamos problemas, vai ter a segurança particular e a pública também. A PM estará presente ajudando a organizar. A festa de ano novo vai acontecer em Cruzeiro do Sul também. Vai ter uma atração local e nacionais também. Lá começa às 21h e segue até às 3h ou 4h”, destacou o secretário.
A queima de fogos citada pelo secretário deve durar 15 minutos. A quantidade queimada ainda está sendo definida, mas devem seguir a lei estadual, que determina uso de fogos sem barulho.
Sancionada em abril deste ano, a lei foi apresentada após uma polêmica registrada no final do ano passado, quando ONGs moveram uma ação pedindo o cancelamento da queima de fogos em Rio Branco.
No último di 20, o governo do Acre alterou artigos da Lei nº 3.939, de 26 de abril de 2022, que proíbe o uso de fogos de artifício barulhentos em eventos no estado. Uma das mudanças define que em caso de reincidência, que é o cometimento da infração uma segunda vez em menos de 30 dias, o valor da multa passa a ser dobrado. As multas, que podem ser aplicadas a pessoas físicas e jurídicas, têm valor entre R$ 1,5 mil a R$ 25 mil.
O texto também esclarece que a competência para fiscalização, controle e aplicação das penalidades é de natureza concorrente entre o Estado e os municípios, e define que os valores das multas serão depositados em fundo próprio dos respectivos órgãos autuadores.
Trânsito
E para quem deseja aproveitar a festa, mas não possui transporte próprio. O governo estadual fez uma parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans)e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) para garantir a condução para a população.
Haverá uma linha de ônibus especial que vai levar os moradores do Centro de Rio Branco, de uma parada que fica próxima ao Palácio Rio Branco, até o Estádio Arena da Floresta.
“Vão estar organizando a questão do trânsito aqui, vamos ter um estacionamento particular e o trânsito vai ser muito bem organizado para que as pessoas possam vim aproveitar essa virada do ano com muita tranquilidade e muita paz”, disse Márcio Pereira.