Trabalhadores do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (Deracre) e Secretaria Municipal de Zeladoria de Rio Branco ganharam folga para passar a Páscoa com a família. Serviço é retomado nesta segunda (10) no bairro da Base
As equipes de limpeza empenhadas na retirada de entulho das áreas alagadas pelo Rio Acre ganharam uma folga neste domingo (9), quando é celebrada a Páscoa. O serviço suspenso deve ser retomado com força total nesta segunda-feira (10).
Nesse sábado (8), servidores do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (Deracre) e Secretaria Municipal de Zeladoria de Rio Branco estiveram no bairro da Base, um dos mais afetados e que fica às margens do rio. É para lá que os trabalhadores voltam nesta segunda para dar continuidade na limpeza.
A previsão do Deracre é de que a área seja limpa ainda nesta segunda e depois os trabalhadores serão encaminhados para o bairro Taquari, no Segundo Distrito da capital acreana. O diretor de Operações do Deracre, Ronan Fonseca, disse que não tem dados atualizados da quantidade de sujeira já retirada dos bairros, mas os números devem ser levantados na segunda.
“Trabalhamos ontem o dia todo e hoje demos uma folga para o pessoal, descansar e passar a Páscoa em casa. Mas, amanhã queremos terminar na Base e estamos monitorando o Taquari, onde a água baixou bastante e acho que está na hora de entrarmos lá. A prioridade é terminar na Base, onde ficou muito areia. Vamos tirar mais de metro de areia das ruas”, explicou.
O diretor destacou que o trabalho é feito em parceria com as equipes do município. Os trabalhadores do Deracre utilizam máquinas pesadas para retirar os entulhos e depois as equipes da Zeladoria entram com o serviço manual limpando as ruas.
“Em algumas ruas temos que fazer [a limpeza] duas ou três vezes porque parte da população não tinha voltado para casa, quando volta faz a limpeza das casas e temos que retornar para limpar de novo”, reforçou.
Fonseca relembrou que o serviço de limpeza já foi feito em bairros como: Airton Sena, Jardim das Palmeiras, Base e Cadeia Velha. “Não foi pouco material retirado das ruas, foi bastante mesmo. Tem rua que é apenas para lavar mesmo, mas tem rua que o trabalho é pesado, retiramos de três a quatro cargas de lixo. Estamos animado para trazer à normalidade para a população”, frisou.
A Prefeitura de Rio Branco informou que as equipes da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) começam um mutirão de limpeza nos bairros da capital nesta segunda-feira (10). Cerca de 200 homens, entre operadores de máquinas e braçais, vão reforçar as equipes de limpeza.
Pelo menos 150 máquinas serão usadas para recolher a sujeira das ruas alagadas pelas águas do manancial.
Nível do Rio Acre sobe
Também neste domingo, o Rio Acre deixou a cota de transbordo, de 14 metros. A medição das 6h mostra que o manancial está 13,88 metros em Rio Branco. Mas, na medição das 9h, o rio registrou subida e marcou 13,98 metros.
Entre sexta (7) e sábado (8) choveu 44 milímetros na capital Rio Branco. Já entre esse sábado e domingo, o total de chuvas foi de quase 2 milímetros.
O relatório da Defesa Civil de Rio Branco mostra que nove abrigos montados para atender as famílias afetadas pelas enxurradas dos igarapés e enchente do Rio Acre foram desmontados. Há ainda 27 abrigos com 793 famílias, que totalizam 2.485 pessoas. Apenas no Parque de Exposições Wildy Viana, o maior abrigo montado para atender os desabrigados, há 428 famílias com 1.235 pessoas.
Ainda conforme o relatório, 290 famílias com 1.131 pessoas, que foram afetados pela enxurrada dos igarapés, já voltaram para suas casas. Sobre os desalojados, o órgão municipal destaca que 1.982 famílias, com aproximadamente 6.541 pessoas, já retornaram para casa.
Os dados destacam também que ainda há 1.698 famílias com 5.604 pessoas desalojadas por conta da enchente.
Sobre a zona rural, a Defesa Civil Municipal contabiliza 1.892 famílias com 7.568 pessoas afetadas pela cheia do Rio Acre. Dezenove comunidades seguem isoladas e outras oito saíram do isolamento.
Dos 42 bairros da capital atingidos pela enchente, na atualiação deste domingo dez já não estão cobertos por água.
Também por conta da enchente, as secretaria Estadual e Municipal suspenderam as aulas na rede pública por tempo indeterminado.