A Prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias de Articulação Institucional e da Casa civil, acompanhou as votações realizadas na Câmara Municipal referentes ao Projeto de Lei Complementar nº 22/2025, que altera a Lei Complementar nº 164/2022 e dispõe sobre o subsídio destinado à empresa concessionária de transporte coletivo.
Durante reunião com a base, a prefeitura renovou seu compromisso com a melhoria do transporte público e contribuiu com propostas que integram o projeto de lei que trata das alterações no subsídio e uma nova licitação.
Entre os pontos debatidos, estão medidas que reforçam a qualidade do serviço, como:
- Ampliação da frota nos horários de pico, visando reduzir a superlotação dos veículos;
- Climatização progressiva da frota até 2030;
- Garantia de acessibilidade em 100% dos ônibus em circulação;
- Reforço em linhas de alta demanda, como universidades, hospitais e áreas de grande fluxo de trabalhadores;
- Intervalos regulares entre veículos e maior transparência na divulgação dos horários.
O secretário de Articulação Institucional de Rio Branco, Rennan Biths, esteve na Câmara Municipal para dialogar com os vereadores sobre o projeto de lei que trata do subsídio ao transporte coletivo.
“Viemos, a pedido da nossa base e com orientação do prefeito, esclarecer todas as dúvidas levantadas pelos vereadores. A Prefeitura respeita muito esta Casa e tem buscado sempre manter um diálogo transparente. O prefeito tem deixado claro que sua prioridade é garantir um transporte público de qualidade para a população, sem aumento da tarifa para os usuários. Esse é um compromisso assumido com os estudantes, trabalhadores e todos que dependem diariamente do sistema. Nosso esforço é duplo: assegurar que não haja reajuste no valor da passagem e, ao mesmo tempo, cobrar melhorias concretas da empresa concessionária.”
O chefe da Casa Civil de Rio Branco, Valtim José, também esteve presente, para acompanhar as discussões sobre o projeto de lei e conversar com os vereadores para tirar dúvidas.
“Estivemos hoje com o prefeito e, atendendo sua orientação, viemos à Câmara junto com o secretário de Articulação Política, Rennan Biths, para esclarecer as dúvidas dos vereadores da nossa base. Algumas questões de ordem técnica foram levantadas e conseguimos dirimir esses pontos, garantindo mais segurança e clareza para a votação. Nosso papel é contribuir com a sociedade, em sintonia com os vereadores, sempre com respeito e parceria, fortalecendo a gestão do prefeito Tião Bocalom”, afirmou o secretário.
Nova licitação irá garantir melhorias
Com dois de três importantes passos já protocolados na Câmara, a prefeitura também falou sobre a nova licitação do transporte público. De acordo com Valtim, a determinação do prefeito Tião Bocalom é que, até o final do ano, tudo esteja finalizado.
"A nova licitação vai garantir um passo ainda mais importante na melhoria do nosso transporte, porque será por meio dela que iremos instrumentalizar todas essas questões necessárias — e essenciais para seu bom funcionamento — e acompanhar de forma mais categórica", destaca o chefe da Casa Civil.
Dessa forma, a Prefeitura de Rio Branco reafirma que seguirá atuando em conjunto com os poderes necessários para assegurar que as mudanças resultem em um transporte público mais eficiente, acessível e confortável para a população.