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Rede de microcrédito do Santander deve crescer mais de 127% no Acre

Em processo de aceleração da expansão da sua rede de atendimento a micro e pequenos empreendedores, o Santander Brasil planeja crescer sua base de clientes no Acre em 127,8% em 2022. Apenas entre novembro e dezembro deste ano, o aumento da presença será de quase 12%. O Estado é um dos focos do Banco nesse segmento por meio do Programa Prospera Santander Microfinanças. 

“Esse número não só retrata como o Santander observa o potencial de desenvolvimento da região, como reforça o impacto que esse investimento pode ter para impulsionar a geração de novos negócios e ajudar a solidificar aqueles já existentes. Além da oferta do crédito, a orientação na gestão de negócios e identificação de oportunidades é bastante importante para o micro e pequeno empreendedor aperfeiçoar seu olhar estratégico e, assim, aumentar suas chances de êxito no mercado no qual atua”, destaca Antonio Areias, superintendente executivo da Rede Norte Amazônica do Santander. 

Avanço do programa Prospera Santander Microfinanças faz parte de estratégia de intensificação da atuação do Banco na região

Até dezembro deste ano, o Santander planeja expandir no Brasil sua rede de atendimento a micro e pequenos empreendedores de 1,3 mil para 1,6 mil municípios. Durante a pandemia, a instituição financeira já concedeu R$ 2,5 bilhões a profissionais como costureiras, donos de salões de beleza e bares, revendedoras de cosméticos, entre outros. Além dos recursos, o Prospera oferece orientação ao cliente sobre gestão e auxilia no mapeamento de oportunidades de negócios. 

Desde a criação do programa, a estratégia do Santander foi a de levar o Agente Prospera ao público, e não o contrário, evitando que o cliente se desloque até uma agência bancária, localizada muitas vezes a quilômetros de distância. O modelo é o de aval solidário, em que os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um – hoje mais de 95% dos atendidos mantêm os pagamentos em dia. 

Ainda em 2021, no país, o programa de microcrédito estará presente em 1,6 mil municípios, com o objetivo de conquistar mais 300 mil clientes

A tecnologia é uma forte aliada. O agente verifica se a atividade está constituída há mais de seis meses e qual a capacidade de geração de resultado, podendo conceder o crédito de imediato. Atualmente, a visita é realizada com tablets integrados ao sistema de crédito, o que possibilita o desembolso remoto e em até duas horas – para a concessão do recurso, o empresário não precisa ter histórico de relacionamento com o Banco.   

Para o executivo responsável pela operação do Prospera no Brasil, Alexandre Castelano, a relevância está em alcançar áreas brasileiras que ainda necessitam de suporte em relação ao acesso bancário. “Focamos em regiões nas quais identificamos que existe carência de serviços financeiros tradicionais. Nosso objetivo é incluir os empreendedores e contribuir para tomadas de decisão certeiras para o sucesso dos seus negócios. Os resultados estão diretamente ligados às boas aplicações dos recursos”, finaliza.