Entrega foi feita nesta sexta-feira (14) na sede da Receita Federal. Ação faz parte do ‘Receita Cidadã’
A Receita Federal doou para as vítimas da enchente do Rio Acre três toneladas de roupas apreendidas em operações e que estavam em São Paulo. A entrega foi feita na manhã desta sexta-feira (14) para o secretário de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para Mulheres (SEASDHM).
O delegado da Receita Federal no Acre, Claudenir Franklin da Silveira, explicou que a doação faz parte de um projeto para minimizar o impacto de diferenças sociais.
“Faz parte de um programa que a receita tem que se chama Receita Cidadã, que busca uma transformação social por meio de redução de desigualdades sociais proporcionada por doações, bem como ações de parcerias com outras instituições para dar uma destinação adequada às mercadorias que são oriundas do trabalho da receita federal e apreensões que a instituição realiza por importação irregular de cargas, mercadorias, não só ações da Receita Federal, mas de órgãos parceiros que realizam ações de combate ao descaminho e contrabando”, disse.
Franklin disse ainda que o material estava em São Paulo e que a Receita Federal se sensibilizou com as famílias que perderam tudo.
“A iniciativa já existe há algum tempo, mas o programa é novo, mas em âmbito local a gente faz doações. Durante alagação, houve doação de carne, foi doado, houve doação de roupas, que foi uma parceria com o MP”, explicou.
Outras doações
A Inspetoria da Receita Federal em Epitaciolândia, no interior do Acre, entregou no último dia 4 a entrega de peças de roupa doadas ao Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), na sede de Brasileia-AC, para ser entregue para a população das cidades acreanas de Brasiléia e Epitaciolândia.
Esses bens apreendidos pela Receita Federal foram repassados pela Delegacia da Receita Federal em Rio Branco ao MP-AC, através do projeto MP na Comunidade, que ficou responsável pela descaracterização das roupas e posterior entrega para as pessoas atingidas pelas enchentes.
Já no final de março, a Receita Federal, por intermédio da inspetoria da Receita em Epitaciolândia, fez doação de mais de 280kg de frango e 70kg de carne de porco, além de 120 garrafas de 900 ml de óleo de soja para desabrigados pela enchente no município de Epitaciolândia. As mercadorias haviam sido apreendidas durante patrulhamento fluvial da Polícia Militar no Rio Acre ao flagrar tentativa de saída de mercadorias do país sem passar pelo controle alfandegário.