..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Rainha Popularidade da Expoacre 2023 descobre cisto no cérebro após sentir fortes dores: ‘repouso absoluto’

Rainha Popularidade da Expoacre 2023 descobre cisto no cérebro após sentir fortes dores: ‘repouso absoluto’

Giuliana Tabosa tem 21 anos, mora em Brasiléia e descobriu cisto em cima dos ventrículos e uma veia anormal do lado esquerdo do cérebro. Ela deve ficar em repouso para tentar diminuir

A Rainha Popularidade da Expoacre 2023 e estudante de enfermagem, Giuliana Tabosa, de 21 anos, viu a vida se transformar da noite para o dia em agosto ao descobrir um cisto no cérebro. Giuliana sentiu fortes dores de cabeça, fez uma tomografia e buscou um especialista para obter mais informações.

Foi na consulta que ela descobriu ter um cisto em cima dos ventrículos e uma veia anormal do lado esquerdo. Com risco de convulsionar e morrer, a jovem foi colocada em repouso absoluto e vai tomar medicação durante três meses em uma tentativa de fazer o cisto diminuir.

“Não posso fazer nada, repouso absoluto, tomo a medicação. Estou obedecendo o repouso, não está sendo fácil, não posso dirigir, sair, trabalhar. Tenho que fazer minha parte, não é só a medicação, nem Deus. Tenho que fazer minha parte. Daqui a três meses vamos ver se o cisto diminuiu. Se não tiver, minha situação vai ficar mais difícil”, relatou a jovem em um vídeo publicado em uma rede social.

A reportagem tentou contato com a mãe da Rainha Popularidade, mas não obteve sucesso.

Ainda pela rede social, Guiliana relatou como descobriu o cisto após sentir fortes dores na cabeça e ter ajuda de uma amiga para ir no médico. Ela disse que no início do ano já tinha percebido que ficava com dor de cabeça quando malhava, contudo, a dor sumia depois e ela não desconfiou de nada.

rainha expoacre 001Estudante precisa ficar em repouso absoluto e tomar medicação para cisto diminuir ou vai ser operada — Foto: Eliéverton Amorim/Arquivo pessoal

Em agosto, as dores ficaram mais constantes e uma amiga a alertou de que aquilo não era normal e que ela deveria fazer uma tomografia. Giuliana achou um exagero e não quis fazer o exame. “Foi loucura da minha parte. Ela conseguiu contato, falou com o amigo dela que faz a tomografia e ficou me mandando mensagens pra ir. Fui, estava muito tranquila, nunca me passou pela cabeça. Fiz e saiu uma mancha, que estava muito grande. O rapaz perguntou se eu já tinha tido algum problema e mandou eu procurar um especialista urgente”, relembrou.

A estudante fez o exame acompanhada do namorado e ficou em choque ao saber da mancha. No mesmo dia, a amiga da estudante conseguiu uma consulta com um médico em Cobija, na Bolívia, onde estuda, e foi solicitado um novo exame com contraste.

“Foi uma loucura, não tínhamos dinheiro, fomos para Rio Branco. Faltei no trabalho, foi muito difícil, não queria contar para ninguém, ficar repetindo tudo. Fomos a Rio Branco, fiz o exame, tudo feito com urgência”, contou.

Emergência

Guiliana mora em Brasiléia, interior do Acre, com a família e precisou vir para capital acreana às pressas para fazer os exames solicitados e tentar uma consulta com um neurologista.

“Não tinha vaga com nenhuma neuro, em nenhum canto, é difícil e precisa marcar dias antes. Consegui uma que é uma das melhores do Acre, o despachante ligou para a secretária dela e ela disse que não tinha vaga, ele explicou o caso e pediram pra eu ir e esperar um horário vago”, relembrou.

Giuliana conseguiu ser atendida após às 22h após passar horas deitada no banco com dor. “Fui atendida esse horário porque uma paciente teve pena de mim, pediu para me passar [na frente] porque eu estava muito cansada e com dor. Mostrei as imagens para a médica e ela disse que tive muita sorte em não ter convulsionado”, relatou.

rainha expoacre 002Jovem relatou descoberta de cisto no cérebro em um vídeo emocionante — Foto: Reprodução

Ainda na consulta, a médica chegou a pedir a internação da estudante, o que a deixou mais assustada. “Ela pediu outros exames e que era para levar com urgência e pediu a internação, achei que ia morrer porque queriam me internar. Depois ela mudou de ideia, não me internou, mandou fazer os exames, me medicou e mandou eu voltar com urgência”, complementou.

No retorno, a estudante ficou sabendo que o cisto está em cima dos ventrículos do lado direito do cérebro e tem uma veia anormal no lado esquerdo. Segundo a médica, o que Giuliana tem é um defeito congênito. “Disse que eu não posso fazer nada, estou tomando a medicação, estou grogue, confusa, mas estou obedecendo”, confirmou.

Ela lamentou ter que parar de fazer o que gosta, principalmente de sair do trabalho, mas reforçou que vai continuar o tratamento para se recuperar e voltar mais forte. “Quem me conhece sabe que meu lugar preferido é a academia, amo aquele lugar, me desestressava muito, mas como ela falou: eu também tenho que fazer minha parte. Estou tentando e tenho fé em Deus que vai dar certo”, concluiu.