..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

“Queremos uma polícia Civil forte”, afirma Gladson durante solenidade em homenagem aos delegados

Em comemoração ao dia do delegado, data celebrada nesta terça-feira, 3, o governador Gladson Cameli afirmou que seu principal objetivo é fazer da polícia Civil do Acre uma instituição forte e para isso não tem medido esforços na busca por investimentos que assegurem a contratação de novos profissionais, valorização dos atuais servidores, aquisição de novas viaturas policiais e equipamentos no enfrentamento a criminalidade.

“A homenagem não vem somente nas palavras, mas também no reconhecimento que é reestruturar toda a polícia Civil e eu digo que é a nova polícia Civil no que diz respeito as condições de trabalho que nós queremos ampliar, na recuperação das delegacias que já está no nosso planejamento para o ano que vem, aquisição de viaturas, na convocação dos aprovados em concurso público. A pauta segurança está na prioridade do governo porque a população precisa ter assegurado o direito de ir e vir e para que possamos cumprir esse compromisso queremos uma polícia Civil forte”, frisou Gladson.

Em sua fala, o delegado geral Henrique Maciel, enalteceu a importância histórica da profissão na garantia da segurança jurídica ao cidadão. Na oportunidade, ele agradeceu o empenho e dedicação dos delegados acreanos pelo comprometimento com a investigação policial e pela constante busca em atender os anseios da sociedade.

henrique webHenrique Maciel destacou a importância do delegado de polícia na garantia da segurança jurídica - Foto/Marcos Vicentti/Secom

“O delegado de polícia é o primeiro a garantir a segurança jurídica no âmbito penal, especialmente aquelas pessoas que são conduzidas a uma delegacia de polícia. A nossa atividade é de fundamental importância ao enfrentamento da criminalidade e a violência porque ajuda a consolidar a cultura de paz juntamente com todas as outras carreiras que compõem o sistema de Segurança Pública”, argumentou.

Ex-delegados gerais são homenageados com galeria

A solenidade marcou ainda a inauguração da galeria dos ex-delegados gerais da Polícia Civil acreana. Foram homenageadas as seguintes autoridades: Wanderlei Nonato de Oliveira; Fernando Alberto Praquim Porto; Júlio Cesar Pontes; José Tristão Cavalcante Neto; Américo Carneiro Paes; Illimani Lims Suarez; Wilpido Hilario de Souza; Silvano Alves Rabelo; Félix Alberto da Costa; Adolfo Celso de Oliveira Reges; Wânia Lilia Maia Viana; Walter Leitão Prado; Denise Pinho de Assis Pereira; Emylson Farias da Silva; Carlos Flávio Gomes Portela e Rêmullo Cesar Pereira de Carvalho Diniz.

galeria webGaleria de ex-delegados gerais foi inaugurada na sede da polícia Civil, em Rio Branco Foto/Marcos Vicentti/Secom

Para o ex-delegado geral Silvano Rabelo, todos os profissionais que comandaram a instituição proporcionaram avanços e contribuíram positivamente para o papel de destaque e respeito conquistado pela polícia Civil perante a sociedade acreana.

“Todos que passaram pela polícia Civil deixaram sua marca de acordo com suas condições. O fato é que cada delegado vem dando continuidade ao trabalho do outro, portanto, a tendência é que aqueles que vão assumindo a posteriori têm procurado não cometer os erros e agindo assim temos a grande probabilidade de uma instituição que siga em crescimento e a polícia Civil tem crescido muito ultimamente”, destacou.

silvano webSilvano Rabelo afirmou que todos os delegados gerais contribuíram positivamente para a evolução da polícia Civil acreana Foto: Marcos Vicentti/Secom

O evento realizado na sede da polícia Civil contou ainda com a presença do secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Paulo Cezar Rocha dos Santos; do comandante-geral da polícia Militar, coronel Ulysses Araújo; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista; da procuradora-geral do Ministério Público Estadual, Kátia Rejane; delegados e agentes da polícia civil; e de familiares.