..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Quase metade da população de Rio Branco deve comprar presentes no Dia dos Namorados, diz estudo

Quase metade da população de Rio Branco deve comprar presentes no Dia dos Namorados, diz estudo

Pesquisa da Fecomércio-AC, feita no último dia 5 de junho, entrevistou 202 pessoas acima dos 16 anos em Rio Branco e apontou ainda que os tipos de presentes mais buscados são roupas, perfumes, acessórios e chocolates

O amor está no ar — e os presentes já estão nas prateleiras também! O Dia dos Namorados, comemorado nesta quarta-feira (12) em todo o Brasil, promete movimentar o comércio em Rio Branco para, pelo menos, 46% dos rio-branquenses que devem comprar presentes para o mozão. Isto é o que aponta uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac).

O levantamento foi feito no último dia 5 deste mês, com 202 pessoas que moram na capital acreana. Para o levantamento, foram entrevistadas pessoas acima dos 16 anos e com potencial de consumo doméstico.

Em contrapartida, 49,5% dos entrevistados não têm intenção de presentar o(a) amado(a), e 4,5% estão indecisos. Daqueles com desejos de gastos, 39,6% afirmaram que costumam pesquisar para comprar, e 12,4% não expressam tal costume.

Sobre os tipos de presentes a serem comprados pelos 46% que demonstraram interesse:

  • 17,3% mostraram o desejo de presentear com roupas;
  • 14,4% querem comprar perfumes;
  • 6,9% se interessam por acessórios; e
  • 3,5% preferem chocolates.

Os demais, que completam os 46%, pensam em artigos como calçados, relógio, óculos, flores, vinhos, ursos de pelúcia, celular e até Pix.

Quanto ao controle de gastos para a data, 29,7% admitiram preocupação, contra 23,3%, que não se preocuparam com esse aspecto. No mais, 47% não se manifestaram quanto a gastos alusivos à data por não ter interesse em presentear.

Sobre valores, a pesquisa apontou que:

  • 7,9% têm pretensão em gastar até R$ 100;
  • 24,3% estão entre R$ 100 e R$ 200;
  • 11,9% estão entre R$ 200 a R$ 400;
  • 7,9% estão acima de R$ 400;
  • 2% não souberam responder

Os locais mais procurados para gastar são o Centro da cidade (27,2%), e os shoppings (17,8%). Outra parcela, de 1%, sinalizou a compra em comércio de bairros; 2% via internet; e 4,0%, que deve buscar outros locais.

Perfil dos entrevistados

Das 202 entrevistas, 53,5% são com pessoas do sexo feminino e 46,5%, do masculino. A faixa etária que mais foi entrevistada está entre 25 a 34 anos (23,3%). Os participantes da faixa etária de 16 a 44 anos representam 62,4% e a parcela com mais de 44 anos são proporcionais a 37,6%.

Dos entrevistados, 62,4% têm níveis de estudos concluídos no ensino fundamental (12,4%), médio (38,6%) e superior (11,4%). A pesquisa mostra ainda 2,0% dos entrevistados com grau de pós-graduação.

Quanto à renda média da população pesquisada, 55 % afirmam ganhos de até R$1,4 mil e 30,2%, entre R$1.401,00 a R$2,8 mil. Assim, 85,2% admitem renda média mensal de até R$2.8 mil.