..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Projeto visa melhorar processo produtivo de indústrias cerâmicas

Parceria entre SENAI e Sebrae, com apoio da FIEAC, irá atender empresas na capital e no interior

Em atendimento a uma demanda do Sindicato da Indústria de Olaria do Estado do Acre (Sindoac), um projeto em parceria entre SENAI e Sebrae, com apoio da FIEAC, irá melhorar o processo produtivo de indústrias cerâmicas do estado com foco nos produtos. Uma reunião realizada na última semana de janeiro, na Casa da Indústria, entre empresários e equipe de consultoria, definiu os próximos passos da iniciativa.

“Já fizemos a parte inicial, que é o diagnóstico das empresas, e contratamos um técnico ceramista exclusivo para o projeto. Agora, estamos elaborando um plano de ação para cada uma das 20 empresas que serão atendidas”, explica Tânia Lúcia Guimarães, gerente do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), que irá realizar toda a logística e gestão do projeto.

De acordo com o diretor regional do SENAI, João César Dotto, a iniciativa terá duração de um ano e irá atender 11 empresas em Rio Branco, seis em Cruzeiro do Sul, uma em Acrelândia e duas em Brasileia. “Tivemos uma reunião bastante produtiva e os empresários se mostraram entusiasmados com o projeto. Nossa missão, além da educação profissional, é prestar serviços técnicos especializados às empresas visando à melhoria de seus processos produtivos e de seus produtos”, pontuou.

Para o presidente do Sindoac, empresário Márcio Agiolfi, o projeto gerou boas expectativas de resultados para o setor a curto prazo. “Teremos outra visão de negócio. Vemos nas empresas muito desperdício de matéria-prima, então temos que potencializar ao máximo a produção. Vamos conseguir desenvolver novos produtos, inclusive já temos empresários com projetos inovadores. Então, acho que o setor terá um renovo e não será mais o mesmo”, concluiu.