..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Projeto de extensão da Ufac discute literatura queer através de obras LGBTQIA+

Projeto de extensão da Ufac discute literatura queer através de obras LGBTQIA+

Terceira edição do Colóquio de Literatura traz tema ‘’Vozes LGBTQIAPN+’. O evento ocorre no auditório do CELA na Ufac e será transmitido pela plataforma do ELLI no YouTube, dos dias 4 a 8 de dezembro deste ano

O Colóquio de Literatura, organizado pelo Programa de Extensão de Língua e Literaturas de Língua Inglesa (ELLI), traz a sua 3ª edição com o tema ‘Vozes LGBTQIAPN+’ e vai discutir sobre literatura queer. O evento ocorre no auditório do Centro de Educação, Letras e Artes (Cela) na Universidade Federal do Acre (Ufac) e será transmitido pela plataforma do ELLI – UFAC no YouTube, dos dias 4 a 8 de dezembro deste ano.

Desta vez, o evento traz debates sobre a visibilidade de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queers, intersexuais, assexuais, pansexuais e não-binários. Através das obras escolhidas, o colóquio vai explorar e compreender as experiências LGBTQIA+, desconstruindo estereótipos negativos, desafiando normas sociais e refletindo sobre a responsabilidade social.

“A ideia do tema ‘Vozes LGBTQIAPN+’, para este ano, foi dada pelo professor Dr. Henrique Silvestre, que foi aceita imediatamente, devido à urgência de se debater esse tema, muitas vezes relegado a um ‘nicho’, sem a devida divulgação. Gênero e sexualidade, principalmente no tocante ao ativismo LGBT, precisam ser debatidos amplamente em nossa sociedade. Essa pauta é urgente. Pessoas, cujas identidades de gênero não conformam com o dito ‘padrão’ de comportamento, são constantemente humilhadas, têm seus direitos civis negados e até mesmo morrem por serem o que são”, explicou o Prof. Dr. Victor Santiago, coordenador do evento.

O repertório literário foi indicação dos palestrantes convidados e são obras como: “Orlando”, de Virginia Woolf, “Nenhuma língua é neutra”, de Dionne Brand, “O parque das irmãs magníficas” de Camila Sosa Villada, e “Periférica”, da escritora alagoana Kika Sena.

“Essas obras colocam em pauta vivências lésbicas e transsexuais/travestis. Essas vozes precisam ser melhor compreendidas. Não é nossa intenção aprisionar essas escritoras à questão queer única e exclusivamente, mas sim criar inteligibilidades para a nossa sociedade”, explicou Santiago.

O evento deste ano, ocorre no formato híbrido, com participação de especialistas e estudiosos que irão argumentar como ampliar a compreensão, aceitação e inclusão das diferentes expressões de gênero, orientações sexuais e identidades de gênero presentes na sociedade. A palestra de encerramento, “Queer Shakespeare,” será ministrada pelo Prof. Dr. Leonardo Bérenger, da PUC – Rio.

Inscrições podem ser feitas no auditório do CELA da Universidade Federal do Acre ou pela internet.

Serviço:

Colóquio de Literatura

  • Quando: do dia 4 a 8 de dezembro;
  • Onde: Auditório do CELA (Presencial) / Plataforma do ELLI – UFAC (YouTube);
  • Entrada: gratuita;
  • Horário: 8h