Presídio de Cruzeiro do Sul foi destaque em aprovações no Enem. Há quatro pontos de coleta desses livros
O grupo de investigação Leitura e Vida, da Universidade Federal do Acre (Ufac), que junto com diversas instituições leva a prática da leitura as unidades penitenciárias do estado, iniciou uma campanha para arrecadar livros.
São quatro pontos de doação no estado, sendo em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Maria José, professora e pesquisadora da Ufac, diz que o objetivo é incentivar cada vez mais a leitura nesse ambiente.
“Levar uma formação leitora para as pessoas que estão no contexto prisional”, destacou.
O projeto iniciou no presídio Manoel Neri da Silva em Cruzeiro do Sul e pretende chegar aos demais presídios do estado. O programa “presídios leitores” incentiva mais de 100 reeducandos aos estudos e leitura. Neste ano, o presídio de Cruzeiro do Sul foi destaque em aprovações no Enem entre os presídios do estado.
“Atualmente a gente está com cinco reeducandos fazendo Ufac e um fazendo Ifac. Nesse último edital agora que teve, nós tivemos 11 aprovações de reeducandos pelo Sisu”, disse Vanila Pinheiro, pedagoga da penitenciaria Manoel Neri da Silva.