Preparar as empresas brasileiras para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos de forma planejada e segura. Essa é a proposta do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) oferecido pela Apex-Brasil e que foi apresentado a empresários na tarde da última quinta-feira, 30 de janeiro, na sede da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), em Rio Branco.
Lucimar Araújo Ferreira, coordenadora do Peiex no Acre, detalhou de que forma os empresários acreanos podem ser atendidos dentro do programa e enalteceu a parceria com a FIEAC para impulsionar a pauta do comércio exterior no Estado. “Temos um atendimento que pode ser feito para as empresas, capacitando os empreendedores para o processo de exportação. E a Federação das Indústrias do Acre tem sido uma grande parceira ao abrir suas portas para que possamos alcançar o sucesso em nosso trabalho”, ressaltou.
A coordenadora acrescentou que, no Acre, o Peiex celebrou um convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (FAPAC) para a implantação deste programa e a meta é atender 50 empresas. “Porém, se houver 100 empresas interessadas, iremos atender todas. E pretendemos fazer o lançamento oficial do programa aqui no Estado no mês de março”, reforçou Ferreira.
Já Andreia Peters da Silva, monitora do Peiex, explicou que o atendimento do programa é feito com base em visitas a empresários que desejam exportar. “A primeira visita tem o objetivo de medir o potencial exportador da empresa. A segunda é a ocasião em que os nossos técnicos fazem um diagnóstico para identificar o nível de prontidão do empreendimento para a exportação. E, com base nas informações levantadas, é elaborado um plano de trabalho que prevê a implantação de requisitos necessários à exportação. Ao final do atendimento, a empresa tem um plano de exportação para orientar sua inserção internacional”, explanou.
O assessor de Relações Institucionais da FIEAC, Assur Mesquita, diz que o trabalho da Apex-Brasil, por meio do Peiex, converge com os interesses da Federação das Indústrias de impulsionar a cultura de exportação e exportações no Acre. “É um projeto que temos grande interesse, com uma metodologia nacional que pode desenvolver diversas ações com FIEAC, Sebrae e outras instituições. E vale lembrar que temos um escritório de comércio Exterior na FIEAC, que é Centro Internacional de Negócios (CIN), à disposição dos empresários que almejam empreender nesse ramo”, frisou.
O empresário Eder Frank, proprietário de uma indústria do segmento de castanha, elogiou a iniciativa da FIEAC em incentivar as empresas do Acre a buscarem a internacionalização. “A Federação das Indústrias detectou que o Estado tem capacidade de exportar e atender o mercado externo. Porém, nossas indústrias ainda não estão habilitadas e se deparamos com muita burocracia. É justamente por isso que é essencial participarmos de encontros como esse para nos qualificarmos para avançar em direção às exportações”, salientou Frank.
Mais sobre a Apex-Brasil
A Apex-Brasil é a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, um serviço social autônomo como o Sebrae, SENAI, Sesc e outros, e atua para promover a exportação de produtos e serviços brasileiros visando atrair investimentos externos para o Brasil.
A Apex-Brasil tem diferentes iniciativas de apoio às empresas brasileiras que querem exportar ou até mesmo se instalarem em outros países. Para os empresários que nunca exportaram, a Apex-Brasil oferece o Peiex. Para os empreendimentos que já exportam, a agência promove missões prospectivas e comerciais a mercados externos, rodadas de negócios com compradores estrangeiros, participação em feiras internacionais, entre outras ações.