Representando a diversidade de culturas da região Norte do Brasil, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), reuniu-se com profissionais e representantes de instituições do turismo nacional e internacional na abertura da primeira edição da Expo Turismo Rondônia nesta quinta-feira, 4, em Porto Velho.
A primeira edição da Expo Turismo Rondônia tem vasta programação com palestras e rodadas de negócios até o próximo sábado, 6, com realização do governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RO), além da parceria com o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Desenvolvimento em Educação e Tecnologia e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.
Marcelo Messias, secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, discursou na abertura do evento: “Estou muito feliz e honrado em estar representando o meu estado do Acre em um evento como a Expo Turismo Rondônia, um evento que é importante para toda a Região Norte. Sabemos que o Norte tem um turismo belíssimo, sustentável, uma Amazônia reconhecida mundialmente, e eventos como esse nos unem e fortalecem cada vez mais”, enfatizou.
Uma caravana acreana organizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RO e AC) também participa do evento com players empreendedores do trade turístico atuante no estado do Acre.
“A Expoturismo Rondônia 2024 está sendo de fundamental importância para a nossa cadeia produtiva do turismo porque é um local de possibilidade para os participantes apresentarem seus produtos turísticos, como os operadores de turismo, as agências de viagem, os meios de hospedagem, os bares e restaurantes e os guias de turismo, bem representados pelos empresários que aqui estão e por suas associações, suas entidades empresariais. Então, é uma oportunidade de fazer negócios entre nós, do Acre, e os players de Rondônia e também do Mato Grosso, tudo isso no intuito de desenvolver ainda mais a Rota Turística Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico, tendo o Acre como o portal da Panamazônia”, destacou o coordenador de Turismo da Fecomércio-AC, João Bosco Nunes.
“A feira é uma oportunidade para nós que somos empreendedores do trade turístico, principalmente falando como empresário do ramo de viagens de turismo, de expandir os negócios do Acre para o estado de Rondônia, mas também de ofertar aquilo que Rondônia também oferece de melhor, para que nós possamos colocar nas nossas prateleiras. Então, é uma oportunidade de a gente expandir os negócios. Como presidente do Conselho Estadual de Turismo (CET), esses três dias serão de momentos de imersão, de troca de experiências, rodas de negócios e palestras que vão estreitar o alinhamento de negócios entre os nossos estados”, disse o empreendedor e presidente do CET, Thiago Higino.
Em coletiva de imprensa, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, falou sobre a importância do turismo na região: “Para nós é uma imensa alegria poder criar essa primeira Expo Turismo aqui no nosso estado de Rondônia. Uma feira importante, onde o governo do Estado investiu para poder fazer com que o turismo de Rondônia seja alavancado. Enfrentamos muitas dificuldades, muitas situações que atrapalharam um pouco. Entretanto, hoje, todos nós, aqui, unidos, conseguimos fazer esse grande evento”.
Durante o evento, foram destacados o ecoturismo, turismo de natureza e de aventura, o etnoturismo e o turismo de pesca com apresentação dos profissionais e influenciadores da pesca esportiva, Nelson Nakamura e Fábio Baca.
“Eu sou capixaba. Passei em um concurso federal e escolhi morar em Rondônia. Eu estou aqui por opção. Cheguei em 2012 e estou até hoje. E eu vim pra cá por causa das belezas naturais e tomei a melhor decisão da minha vida. Foi mostrando as belezas naturais de Rondônia que o meu canal cresceu e hoje é um dos maiores canais de pesca do mundo, e isso não se deve a mim, se deve ao local em que eu estou e às belezas que eu consigo mostrar no meu vídeo. Para a gente é natural, mas para quem vê de fora, todo mundo quer assistir isso, todo mundo quer ver, quer vivenciar isso. Então, o turismo é a gente mostrar para os outros o que é natural para a gente, e a gente entender que o que é natural para a gente, para os outros é formidável”, destacou Fábio Baca.
“A gente, quando pensa no turismo da pesca esportiva, está pensando em trazer o pessoal de outros estados, mas temos que pensar maior, trazer o mundo em um tempo a pescar no Brasil”, acrescentou Nakamura.
Com o intuito de fortalecer as atividades turísticas, a Expo Turismo Rondônia também conta com a presença de representantes como Raniery Araujo Coelho, presidente da Fecomércio-RO, e Gilvan Pereira, superintendente da Setur/Rondônia, de representantes do Sebrae Rondônia, como Darci Cerutti e Clébio Billiany de Mattos, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves da Silva.