..::data e hora::.. Quarta-feira, 21 de Maio de 2025 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Professores do Acre são premiados no 2º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Professores do Acre são premiados no 2º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

A cerimônia de premiação da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora foi realizada nesta terça-feira (8), na sede do Sebrae no Acre, em Rio Branco. A iniciativa visa reconhecer o trabalho de professores que tenham implementado projetos de educação empreendedora nas instituições de ensino em que atuam.

No Acre, os projetos premiados foram: “Arte dos saberes”, da Escola Municipal Professora Rita Maia, de Xapuri, na categoria ensino fundamental 1 (anos iniciais); e “Desafio Ifac de ideias inovadoras”, do Instituto Federal do Acre (Ifac), de Rio Branco, na categoria educação profissional.

De acordo com a secretária municipal de Educação de Xapuri, Fernanda Abreu, os projetos voltados para a educação empreendedora estão sendo trabalhados nas zonas rural e urbana. “É muito importante o trabalho desenvolvido com nossos alunos, que tanto precisam de metodologias e estratégias para desenvolver no futuro e melhorar suas vidas como cidadãos. Os alunos receberam o projeto muito bem, os pais se envolveram e o rendimento foi muito bom”, disse.

256A6243 web

Joelma Mourão, gestora do projeto de educação empreendedora no Acre, enfatizou a valorização dos profissionais de ensino e das práticas diferenciadas pensadas e aplicadas por eles. “O Sebrae percebeu que além de fomentar o empreendedorismo e despertar para a educação empreendedora, é válido reconhecer quem está atuando, promovendo esses movimentos, levando alternativas para essas crianças e jovens.”

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, destaca a figura do professor, e a contribuição do Sebrae, na formação desses alunos como cidadãos. “Esse prêmio é uma forma de reconhecimento do esforço dos nossos servidores, é o reconhecimento do Sebrae, o esforço de uma sociedade que entende que, pela inovação, empreendedorismo, educação cidadã e empreendedora, a gente pode sim chegar muito longe, pode transformar vidas e transformar o mundo, porque essa é a nossa missão com educadores”. 

Sobre o prêmio

O prêmio, além de reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos, têm o potencial de oferecer ao ecossistema educacional projetos inspiradores que podem dar origem a novas ações em outros lugares.