..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Produtores acreanos visitam empresa exportadora de café na Itália e projetam espaço para o robusta amazônico no mercado internacional

Produtores acreanos visitam empresa exportadora de café na Itália e projetam espaço para o robusta amazônico no mercado internacional

Uma comitiva oficial do Acre visitou nesta segunda-feira, 22, a empresa Ballario Trasporti, em Trinitá, na região Norte da Itália, visando conhecer os procedimentos de exportação e apresentar o café robusta amazônico produzido no Acre para os comércios internacionais.

produtores cafe italia 002Equipe é composta por produtores, agrônomos e técnicos. Foto: Cleiton Lopes/Secom

A visita é a primeira da agenda oficial da comitiva do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) à Italia, composta por produtores café, engenheiros agrônomos e técnicos, a qual visa projetar os cafés acreanos para o mercado mundial.

produtores cafe italia 003Produtores passaram por uma imersão no universo da exportação do café. Foto: Cleiton Lopes/Secom

A Itália não produz café devido ao clima frio, mas é um dos maiores consumidores mundiais da bebida e o berço do café expresso. Nesse contexto, a missão ganha caráter estratégico, não apenas para o estado, mas também para o Brasil, ao abrir novas possibilidades de mercado e fortalecer a presença do café brasileiro no cenário internacional.

produtores cafe italia 004Cafés especiais possuem maior valor de mercado. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Durante a visita, os produtores puderam acompanhar de perto o funcionamento da estrutura logística da empresa que conecta fazendas da Ásia, da África e da América Latina a torrefadoras espalhadas por diversos países da Europa e outros continentes.

produtores cafe italia 005Cafés acreanos estão sendo apresentados na Itália. Foto: Cleiton Lopes/Secom

A experiência reforça o potencial do café robusta cultivado na Amazônia para conquistar espaço nesse cenário competitivo. O café amazônico, ainda pouco explorado na Europa, é visto como um produto com identidade própria e capacidade de atender a nichos específicos de consumo.

A produtora de café Eliane de Lara falou sobre a importância de participar desta missão na Itália.

“Para nós, produtores, essa iniciativa é muito importante, porque mostra que o nosso trabalho está sendo valorizado. Aqui na Itália podemos ver de perto toda a cadeia do café, desde a produção até a importação, e perceber que cada café tem o seu valor no mercado. Isso nos dá mais certeza de que, apesar dos desafios, o nosso produto tem espaço, tem comércio e tem visibilidade, tanto no Brasil quanto no exterior. Participar dessa viagem e adquirir esse conhecimento é uma riqueza enorme para todos nós”, declarou.

produtores cafe italia 006Eliane Lara produz café em Acrelândia. Foto: Cleiton Lopes/Secom

De acordo com o secretário de Agricultura, Luís Tchê, a agenda vai trazer resultados inimagináveis para os produtores de cafés do Acre.

“Quero agradecer ao governador Gladson Camelí e ao Sebrae, por esse momento único para a Secretaria de Agricultura, para os produtores e produtoras do nosso estado. Há alguns anos estivemos aqui na Itália e vimos a força que o café tem neste país. Hoje, trazemos o nosso café, produzido de forma sustentável no Acre, com muita qualidade, e já percebemos o grande mercado que existe para ele. Estou muito animado e confiante de que, capacitando ainda mais nossos produtores, o café acreano vai conquistar o Brasil e o mundo. O Acre tem um futuro brilhante na agricultura, e esta missão é uma prova disso”, afirmou.

produtores cafe italia 007Secretário de Agricultura afirmou que a missão vai render bons frutos para o estado. Foto: Cleiton Lopes/Secom

A consultora de projetos do Sebrae, Rina Soarez, destacou a importância da parceria entre as instituições e falou dos objetivos da visita.

“Essa parceria com o governo e a Secretaria de Agricultura é muito importante porque traz benefícios reais para os produtores. Nosso objetivo aqui é buscar novas tecnologias, contatos e oportunidades que agreguem valor ao nosso café. Estamos trazendo amostras para apresentar a qualidade do produto e abrir caminhos para a sua comercialização e exportação”.

produtores cafe italia 008Parceria entre governo e Sebrae proporcionou a missão. Foto: Cleiton Lopes/Secom

De acordo com o proprietário da empresa Ballario Trasporti, Giuseppe Bernocco, a empresa ampliou sua atuação na década de 1970, ao investir em depósitos alfandegados voltados para o comércio internacional de café.

“Isso permitiu oferecer aos clientes estrangeiros a possibilidade de manter a mercadoria em território italiano sob regime especial, garantindo maior segurança e flexibilidade. Com essa estrutura, abrimos novas oportunidades para exportadores, não só na Itália, mas em toda a Europa e até em outros continentes. Hoje, além de armazenar, conseguimos processar e reexportar o café para diversos destinos, simplificando a logística e ampliando o alcance de nossos parceiros”, destacou.

produtores cafe italia 009Proprietário da empresa Ballario Trasporti, Giuseppe Bernocco. Foto: Cleiton Lopes/Secom

A missão segue nesta terça-feira, dia 23, com uma programação intensa na e inclui visita à Cooperativa Terre del Barolo e Universidade de Ciências Gastronômicas (UNISG), instituição de prestígio mundial que integra o café à tradição da boa mesa.