Durante Semana Santa, consumidores do município se dirigem ao Mercado do Agricultor, no Vale do Juruá, para adquirirem pescado. Em 2022, mais de 30 toneladas foram vendidas
A Páscoa é no próximo domingo (9), mas os acreanos já se preparam para a Semana Santa. O Mercado do Agricultor, em Cruzeiro do Sul, já está devidamente reforçado para que os cruzeirenses possam sair de suas casas e garantirem o pescado para comer.
Contudo, há uma certa preocupação com a quantidade de pescado disponível para a venda na região, já que este ano a produção está abaixo do esperado.
De acordo com o presidente da Associação dos Vendedores de Peixes em Cruzeiro do Sul, Francisco Valdenir, durante a Semana Santa de 2022 foram comercializados cerca de 30 toneladas de peixe. Realidade esta que difere da atual no município.
“Esse ano a nossa preocupação é essa, por conta do peixe que não temos. Esperamos que a piscicultura venha a segurar. A expectativa é essa para termos alimentação nessa tradição, de todos os anos da Semana Santa, para não faltar alimento na mesa de nenhum cruzeirense”, destacou.
Segundo a secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Cruzeiro do Sul, Aldeniza Mendes, esta já é a terceira edição da feira, que conta com uma ampliação do local neste período.
“Iniciamos a montagem da estrutura, que vão ser tendas que vão atender todos os setores que estarão expondo e comercializando no Mercado do Agricultor”, disse.
Este é o momento mais aguardado pelos moradores e para quem trabalha com a venda de peixes em Cruzeiro do Sul, uma vez que muitas famílias, em especial as católicas da região, ainda guardam a tradição de não comer carne vermelha neste período.
Apesar da pouca quantidade de peixe na região, muitos moradores já se anteciparam na compra para a Semana Santa.
“É tradição familiar comprar peixe na semana santa. Estou aqui dando uma olhada. Tem que ser um peixinho e um ‘mugunzázinho’. Isso aí é tradição de família”.