..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Procura por peixe aumenta durante Semana Santa, mas associação alerta para possível falta no interior do Acre

Procura por peixe aumenta durante Semana Santa, mas associação alerta para possível falta no interior do Acre

Durante Semana Santa, consumidores do município se dirigem ao Mercado do Agricultor, no Vale do Juruá, para adquirirem pescado. Em 2022, mais de 30 toneladas foram vendidas

A Páscoa é no próximo domingo (9), mas os acreanos já se preparam para a Semana Santa. O Mercado do Agricultor, em Cruzeiro do Sul, já está devidamente reforçado para que os cruzeirenses possam sair de suas casas e garantirem o pescado para comer.

Contudo, há uma certa preocupação com a quantidade de pescado disponível para a venda na região, já que este ano a produção está abaixo do esperado.

De acordo com o presidente da Associação dos Vendedores de Peixes em Cruzeiro do Sul, Francisco Valdenir, durante a Semana Santa de 2022 foram comercializados cerca de 30 toneladas de peixe. Realidade esta que difere da atual no município.

“Esse ano a nossa preocupação é essa, por conta do peixe que não temos. Esperamos que a piscicultura venha a segurar. A expectativa é essa para termos alimentação nessa tradição, de todos os anos da Semana Santa, para não faltar alimento na mesa de nenhum cruzeirense”, destacou.

Segundo a secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Cruzeiro do Sul, Aldeniza Mendes, esta já é a terceira edição da feira, que conta com uma ampliação do local neste período.

“Iniciamos a montagem da estrutura, que vão ser tendas que vão atender todos os setores que estarão expondo e comercializando no Mercado do Agricultor”, disse.

Este é o momento mais aguardado pelos moradores e para quem trabalha com a venda de peixes em Cruzeiro do Sul, uma vez que muitas famílias, em especial as católicas da região, ainda guardam a tradição de não comer carne vermelha neste período.

Apesar da pouca quantidade de peixe na região, muitos moradores já se anteciparam na compra para a Semana Santa.

“É tradição familiar comprar peixe na semana santa. Estou aqui dando uma olhada. Tem que ser um peixinho e um ‘mugunzázinho’. Isso aí é tradição de família”.