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Procon recebe mais de 80 denúncias e notifica OI após cidades do Acre ficarem quase 24 horas sem telefonia e internet

Cidades de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Santa Rosa do Purus e Mâncio Lima ficaram quase 24 horas sem o fornecimento de telefonia e internet no interior do Acre

Após a região do Juruá ficar pelo menos 21 horas sem o serviço de telefonia e internet, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AC) notificou, nessa quinta-feira (18), a empresa Oi pela má prestação de serviços.

Os moradores de pelo menos quatro cidades -Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima - ficaram sem o serviço entre a tarde de quarta-feira (17) até o início da manhã de quinta-feira (18), o que gerou mais de 80 denúncias junto ao órgão, segundo informou a diretora-presidente do Procon, Alana Albuquerque.

“Nós tivemos informações de que a interrupção do fornecimento de telefonia e internet ocorreu das 13 horas do dia 17, até por volta das 10 horas do dia 18. Teria ocorrido [a suspensão] devido um barco ter atingido uma rede de fibra ótica, no Rio Envira, próximo a cidade de Feijó. Nós notificamos a OI para obter esclarecimentos com relação ao que aconteceu porque eles têm esse poder de prestar esse fornecimento de forma célere e adequada, inclusive, dando informação ao cidadão”, disse.

A Oi informou ao G1 que investiu no Acre mais de R$ 27 milhões de janeiro a setembro de 2020, o que representou um aumento de 59% em relação ao mesmo período ano anterior. E reforçou que tem investido na expansão e modernização da sua rede, com foco no avanço da fibra ótica e lançamento de serviços digitais que melhoram a experiência dos clientes. A empresa pontuou ainda que trabalha para resolver as questões com o Procon.

“A Oi destaca seu empenho para resolver questões no âmbito do Procon, o que é demonstrado pelo alto índice de acordos fechados com consumidores ao longo do ano. A companhia acrescenta ainda que tem intensificado seus investimentos e atuado em três frentes de trabalho para melhorar continuamente sua prestação de serviços: maior eficiência operacional e qualidade nos serviços, aprimoramento do atendimento, e investimento na transformação digital do negócio, com foco na melhoria da experiência.”

A diretora do Procon informou que foi dado um prazo de 62 horas para a empresa enviar a documentação sobre a falha no fornecimento da internet e telefonia. E também solicitou qual medida adotada pela empresa para reaver os consumidores que tiveram prejuízos no período que ficaram com o serviço suspenso, inclusive impossibilitados de se comunicar e pedir ajuda devido a enchente do Rio Juruá, que afeta vários bairros de Cruzeiro do Sul.

“Estamos aguardando essa manifestação por parte da empresa. Como foi um volume grande de pessoas, nós tomamos por bem tomar esse procedimento para evitar maiores problemas, inclusive futuros. Considerando o período de alagação e os riscos que causa ao cidadão e muitas pessoas ficaram sem contato com os familiares”, disse.

Alana disse ainda que o Procon atua na área administrativa e inicialmente foi instaurado um procedimento administrativo que ainda está em fase preliminar de esclarecimentos, mas dependendo da conduta da empresa pode ser feita uma ação judicial.

“Por hora, a gente instaura um procedimento administrativo, que está na fase preliminar de esclarecimentos e a própria empresa já pode se manifestar no sentido de reparar o vício no serviço, mas dependendo da conduta, pode ensejar na aplicação de alguma penalidade, ou mesmo um processo administrativo. Caso haja algum problema ou omissão por parte da empresa, que resulte em vício, aí a gente pode entrar depois com medida judicial, se for o caso”, concluiu.