..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Presidente do TJAC assina Acordo de Cooperação Técnica para cessão de uso do sistema eproc

Presidente do TJAC assina Acordo de Cooperação Técnica para cessão de uso do sistema eproc

O sistema eproc tem se destacado como uma solução eficiente e moderna para a gestão de processos judiciais eletrônicos, promovendo agilidade, acessibilidade e transparência

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) deu um importante passo para conferir mais agilidade à tramitação de processos judiciais eletrônicos de primeiro e segundo graus aderindo ao sistema eproc, o processo eletrônico judicial desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e compatível com a transformação digital determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para cessão de uso do sistema ocorreu nesta quinta-feira, 7, no auditório do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em formato híbrido, com a participação virtual da presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, dos juízes-auxiliares da Presidência e Corregedoria-Geral, Zenice Mota e Alex Oivane respectivamente, diretores do TJAC, representantes de diversos tribunais que já utilizam a referida tecnologia e os que passarão a utilizar como o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

“A implementação do sistema eproc modernizará a justiça acreana. Hoje é um momento de celebração e compromisso renovado com a justiça e a eficiência em prol da sociedade. A parceria entre o TJAC e o TRF4, simbolizada por este termo de cooperação, representa um compromisso mútuo com a excelência e aprimoramento contínuo”.

Migração

Atualmente o TJAC utiliza o SAJ, que tem atendido as necessidades, porém, o órgão precisa utilizar sistema com adequação às recomendações do CNJ, sobremodo à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro.

O sistema eproc tem se destacado como uma solução eficiente e moderna para a gestão de processos judiciais eletrônicos, promovendo agilidade, acessibilidade e transparência. Ao longo dos últimos anos, o sistema, desenvolvido pelo TRF4, tem alcançado resultados positivos a todos os envolvidos e certo incremento na agilidade, acessibilidade no sistema de automação judicial.

Para a migração do sistema, equipes do TJAC, do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, realizaram levantamentos e pesquisas para a realização de prova de conceito que garanta funcionalidades e benefícios únicos com diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ).

A pedido do TRF-4, os tribunais usuários do Eproc, como TJSC e TJRS, vão ajudar os novos tribunais estaduais nas suas implantações do sistema.