A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realiza mais uma avaliação diagnóstica com os alunos das escolas de Ensino Fundamental da capital durante este mês de dezembro. Esta avaliação diagnóstica integra o Programa de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos (PROA), um importante instrumento para avaliar o que os alunos aprenderam este ano e planejar ações para o ano letivo seguinte.
A avaliação é realizada através de uma prova escrita que avalia o processo de alfabetização, letramento, proficiência leitora e algumas habilidades específicas de língua portuguesa e de matemática, tendo como referência o Currículo de Referência Único do Acre e os indicadores de avaliação do Prova Brasil que é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC).
No ano letivo de 2023, o PROA tem ainda mais importância enquanto recurso para avaliação da aprendizagem dos alunos, pois a Prefeitura de Rio Branco fez grandes investimentos na área da Educação equipando as escolas com recursos e materiais pedagógicos diversos, como tablets para os alunos dos 4º e 5º anos, notebook para os professores, além de ter implementado várias capacitações para os professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas da rede municipal de ensino.
“Esse diagnóstico é uma das ações estruturantes do assessoramento pedagógico que a Seme realiza junto às escolas do município”, ressalta o professor Hélio Guedes Vasconcelos Silva, gerente do Departamento de Ensino Fundamental da Seme, que destaca ainda que a partir dos resultados dessa avaliação, a Seme orientará as escolas quanto a ações pedagógicas que precisam ser priorizadas no ano letivo de 2024, direcionamento o trabalho das escolas para as reais necessidades de aprendizagens dos alunos.
As avaliações do PROA, que não são classificatórias, ou seja, não geram notas, pois tem como objetivo principal as maiores necessidades de aprendizagem dos alunos, são aplicadas pelos professores formadores dos diversos departamentos da Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.