..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Prefeitura lança Programa Municipal de Educação Fiscal 2023

Prefeitura lança Programa Municipal de Educação Fiscal 2023

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) em parceria com a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), realizou nesta quinta-feira (14), o lançamento do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) 2023. O evento ocorreu no auditório da Associação dos Municípios do Acre (Amac) e teve como público 28 gestores da rede de ensino.

educa fiscal 002

Desenvolvido no âmbito da rede municipal de ensino de Rio Branco, em uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Finanças e a Secretaria de Fazenda do Estado, que atende atualmente uma clientela de 8.419 alunos do 1º ao 5º ano, de 28 escolas e 01 anexo, e tem como missão sensibilizar o cidadão sobre o papel dos tributos no desenvolvimento da sociedade, como também levá-lo a conhecer seus direitos e deveres, ajudá-lo a entender o bem público como patrimônio coletivo, ensinar sobre a gestão dos recursos públicos, aprimorando desta forma, a relação Estado e sociedade.

educa fiscal 003

Contudo, a coordenação do PMEF em Rio Branco pretende com essa proposta auxiliar as escolas municipais a proporcionar o desenvolvimento cultural do aluno na sua formação e, sobretudo, o comprometimento do cidadão no cumprimento das obrigações tributárias, condutas éticas e espírito crítico, como forma de exercício da cidadania, motivando-o a construir com seus conhecimentos, seu próprio recurso didático, alinhando, por conseguinte, as relações entre cidadão e o poder público.

educa fiscal 004

O evento contou com apresentação teatral das crianças da Escola Francisco de Paula Leite Oiticica Filho, e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, do secretário Wilson Leite (Sefin), da presidente do Codep, professora Denise Souza, representante da Diretoria de Ensino Fabiana Costa, e da coordenadora do Programa, professora Kalma Roberta.

educa fiscal 005

A Educação Fiscal forma cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos, entender a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos e as crianças são os protagonistas desse conhecimento”, ressaltou Wilson Leite, secretário da Sefin.

“O Programa Fiscal visa a construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania, participação das nossas crianças no aperfeiçoamento do conhecimento de controle social e fiscal da nossa cidade”, disse Nabiha Bestene.