Com o objetivo de estimular crianças, adolescentes e jovens a estudar e empreender nas áreas de tecnologia e inovação, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), junto as demais secretarias e instituições do município, foi lançada na manhã desta terça-feira (11), no auditório da sede do Poder Executivo municipal, a TechJovem Digital Rio Branco/Amazônia 2024.
A feira de tecnologia apresentará ao publico o que há de mais moderno no mundo tecnológico com exposições e palestras interativas.
O assessor técnico da SDTI, Sérgio Costa, classificou o evento como inovador, aproximando o público às tecnologias de ponta, como robótica e metaverso.
“Quem visitar a feira vai encontrar estandes em que diversas tecnologias serão apresentadas nas áreas de robótica, realidade aumentada, realidade virtual, energias renováveis, indústria 4.0 e diversas outras. Ao todo teremos 11 estandes e os participantes, os visitantes poderão interagir com essas tecnologias, conversar com os expositores para entender melhor como essas tecnologias podem ajudar a construir um mundo melhor, mais sustentável. Inclusive, algumas delas com temas relacionados ao combate ao aquecimento global.”
Ezequiel Bino, secretário da SDTI evidenciou o poder revolucionador das novas tecnologias, sobretudo para os jovens como oportunidade para o mercado de trabalho.
“A tecnologia e a inovação têm a capacidade de revolucionar, todos somos testemunha disso, e revolucionar, inclusive, o destino de muitos jovens. A gente tem visto essa realidade em outros lugares do Brasil e do mundo, e essa oportunidade que a prefeitura está dando é para que esses jovens experimentem assuntos, do dia, que estão na prateleira da tecnologia e da inovação. Com esse evento também a prefeitura aumenta a sua simbiose, a sua interação com o ecossistema de inovação que está por aí, várias instituições estão trabalhando nisso, startups maravilhosas que já temos aqui no estado, então a prefeitura não pode ficar fora desse movimento”.
O prefeito de Rio Branco ressaltou que a gestão municipal pensa no futuro procurando desenvolver a capital acreana com o uso de novas tecnologias e que está cada vez mais presente na vida da população. Afirmando que esta é a primeira de muitas feiras que serão realizadas em Rio Branco.
“Tenho certeza absoluta que esta feira de tecnologia, direcionada mais à nossa juventude, às nossas crianças das escolas vai marcar como sendo a primeira, vai marcar daqui pra frente uma grande época, onde todos os anos será cada vez melhor, cada vez mais concorrida, e que a gente possa ter nas próximas feiras mais expositores consagrados no mundo inteiro.”