O Curso de qualificação profissional, foi oferecido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), onde o aluno aprendeu as principais noções e conhecimentos de informática básica, como organizar a área de trabalho, navegar e pesquisar na internet, fazer downloads, enviar e-mails, utilizar editores de textos, criar planilhas, slides, instalar e utilizar programas e equipamentos, utilizar os recursos básicos tecnológicos voltados para educação, ou seja, atualizar os professores e gestores da educação quanto as ferramentas digitais.
A secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, enfatizou a importância da qualificação dos coordenadores administrativos.
“No decorrer do curso alguns outros demonstraram interesse e eles foram também participar. Então são 45 ao todo que hoje nós estamos aqui entregando um certificado onde o prefeito Bocalom desde que nós entramos ele pediu para o professor, olhar pela formação de todos os profissionais da educação e é isso que nós estamos fazendo.”
Na manhã desta quarta-feira, os profissionais de educação receberam o certificado em uma cerimônia de reconhecimento ao esforço dos profissionais de educação, o prefeito fez questão de entregar o reconhecimento aos profissionais.
“Nossos alunos receberam notebooks, receberam tablets, os professores receberam notebooks, as escolas receberam computadores novos, internet em todas as escolas, e aí, agora nós precisamos saber usar essa ferramenta. Então é por isso que foi feito este curso agora e vamos continuar dando curso durante o ano todo, nós precisamos usar com muita habilidade e saber explorar tudo o que a tecnologia não nos oferece. Toda a equipe escolar precisa, urgentemente, se atualizar com relação à tecnologia da informação.”
Os professores hoje se sentem qualificados para o uso das ferramentas digitais.
“Eu acho que agora nós temos capacidade de fazê-los com mais facilidade. Aquilo que muitas vezes nós não tínhamos condição nem de manusear por não conhecer. Hoje nós temos toda a capacidade de fazermos o melhor trabalho. E isso tudo para as nossas crianças. Muito obrigada”, agradeceu a servido pública Nadine Morais.
A servidora pública, Fanny Ribeiro, diz que antes do curso era analfabeta digital. Hoje, por incentivo também do filho, ela já está navegando no mundo da tecnologia digital.
“Meu filho me ensinou, mas eu não desisti de continuar aprendendo. Tenho que sair desse analfabetismo. E agora eu saí, graças a Deus. E graças ao nosso prefeito e ao nosso secretário que nos proporcionaram esse curso.”