O Agosto Lilás é popularmente conhecimento como o mês de combate à violência contra a mulher, por isso a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), recebeu na tarde desta terça-feira (9), no CRAS da Sobral, um treinamento da equipe do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do Ministério Público, com o objetivo de capacitar os agentes que estão na ponta desse atendimento.
A gerente do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres da SASDH, Cristina Maia, explicou que a gestão é a porta de entrada para que as mulheres possam procurar ajuda. Por isso, é necessário envolver o maior número de secretarias para essa capacitação.
“Nós estamos trabalhando hoje aqui, com a capacitação com as pessoas técnicas e com as coordenadoras dos CRAS, CREAS, Programa Criança Feliz, Seme e Semsa. Nós temos dado ênfase para que a mulher vítima de violência doméstica possa se sentir protegida”, disse.
Otília Marinho, coordenadora administrativa do Centro de Atendimento à Vítima, explicou a importância desse encontro, para que as vítimas tenham um atendimento mais sensível e humanizado.
“A nossa intenção aqui, por isso nos trouxemos a equipe completa, é compartilhar um pouco da nossa experiência no acolhimento e atendimento a essas vítimas, é de contribuir para a melhoria desse serviço” concluiu.