A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), participou do encontro presencial LAB, uma iniciativa da segunda fase de ações do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), que aconteceu em São Paulo/SP entre os dias 01 a 03 de fevereiro.
O encontro tem o objetivo de desenvolver em conjunto com 30 cidades brasileiras, o diálogo de forma intersecretarial para instituir nos municípios, políticas públicas alimentares de combate a insegurança alimentar e nutricional com a finalidade de construir o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Rio Branco também foi uma das cinco cidades brasileiras selecionadas, para participar do projeto Diálogo União Europeia que visa a responsabilidade e o compromisso com as políticas de segurança alimentar.
De acordo com a secretária Neiva Tessinari, o encontro proporcionou um debate amplo sobre a experiência e os desafios locais das cidades.
“A participação da cidade de Rio Branco no LUPPA é uma experiência única que contribui para fortalecer a construção do instrumento da política de segurança alimentar do município.”
O evento contou ainda com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos ( SASDH) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea).
Na ocasião também estavam presentes, a representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a coordenadora Nacional de relações internacionais da Presidência da República, o diretor Nacional da Embrapa, da Prefeitura de São Paulo, do ICLEI e do Instituto Comida do Amanhã.