A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), esteve nesta quinta-feira (13), no bairro Ayrton Senna realizando a Operação Pós-alagação.
São mais de 600 homens e 300 maquinários atuando nas áreas atingidas pela enchente do Rio Acre.
Por determinação do prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, a gestão segue empenhada em realizar a limpeza dos bairros para que as famílias possam retornar para casa mais tranquilas.
O encarregado da equipe, Carlos Beiruth, explicou que as carradas de lixo estão indo para o aterro de inertes, que hoje opera apenas recebendo restos de construção civil.
“São várias carradas de entulho todo dia. Concluímos o Aeroporto Velho e agora estamos no Ayrton Senna. Aqui não está diferente dos entulhos de lá. De ontem para hoje tiramos 30 carradas neste bairro e a previsão é de mais 40 ou 50.”
João Machado mora no bairro há mais de 25 anos, ele contou que a água subiu muito rápido e quando percebeu o que estava acontecendo, ela já estava dentro de casa. O comerciante ainda desabafou que, mesmo sofrendo com o alagamento de 2015, para ele, o desse ano foi pior e disse o que está achando da ação da prefeitura.
“Está bom, porque está enxuto e não fica nem lama. Tiram a sujeira. Elimina alguns insetos. Está bom, graças a Deus”, disse.
Railda Silva informou que essa foi a primeira alagação que ela e sua família precisaram sair de casa. Ela contou que não conseguiu salvar a geladeira e nem o armário que ficaram completamente destruídos. Mesmo assim, ela se sente feliz por estar em casa e que a ação da prefeitura é importante nesse momento de retorno para prevenir o acúmulo de sujeira nas ruas.
“Estou achando bom. Estou de volta na minha casa, mesmo tendo perdido as coisas. Estou feliz, porque no abrigo é bom, mas não como na nossa casa”, enfatizou.