..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Prefeitura de Rio Branco divulga mais de 480 lojistas contemplados para atuar no shopping popular

Aquiri Shopping foi inaugurado e aberto ao público no último dia 30 de dezembro. Lista com os 487 nomes de lojistas foi publicada na edição desta terça-feira (5) do DOE

Seis dias após inauguração do shopping popular, a Prefeitura de Rio Branco divulgou os nomes dos 487 lojistas que foram contemplados para serem realocados no Aquiri Shopping. A lista foi publicada na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial do Estado.

O shopping foi inaugurado no último dia 30 de dezembro após seis anos em obras e atraso na entrega. Durante a inauguração, a estrutura no Calçadão da Benjamin Constant começou a ser demolida.

Conforme a prefeitura, o processo para a seleção dos lojistas foi iniciado em 2013, com a publicação de 333 nomes inicialmente, por meio de um decreto municipal.

De 2014 a 2020 foram feitos novos levantamentos para identificar a quantidade real de camelôs que poderiam ser inseridos no projeto do shopping popular. Em 2019 foi feita atualização do cadastro e naquele ano, a prefeitura iniciou a assinatura dos termos de adesão dos camelôs mapeados.

Os lojistas que foram realocados para o shopping fazem parte dos empreendimentos localizados nas áreas: Aureolino Cyrillo I, Aureolino Cyrillo II, Mulheres e Griffs, Praça do Passeio, Quintino Bocaiuva, Calçadão – Zona Central e Benjamin Constant.

Atraso na entrega

Em obras desde 2014, o Shopping Popular estava previsto para ser entregue no mês de agosto de 2020. O empreendimento foi uma das principais promessas de campanha da gestão. Obra custou cerca de R$ 23 milhões.

Em julho do ano passado, foi aprovada a lei que terceiriza a administração do Shopping que deve ser administrado pela iniciativa privada por um prazo de seis anos. Antes da aprovação, o PL chegou a ser retirado de pauta na Câmara de vereadores, a pedido dos camelôs que queriam ser ouvidos e pediam alterações no PL.

“Para a cidade, também para a comunidade é um marco a entrega desse empreendimento. O Aquiri Shopping organiza o trabalho de mais de 400 famílias e quem sabe eles agora passem a gerar outros empregos e, ao mesmo tempo, a obra possibilita a requalificação urbanística da área central da nossa cidade”, disse a então prefeita Socorro Neri.

Socorro ainda informou que há um outro projeto para a requalificação tanto da Benjamin Constant quanto da Quintino Bocaiúva, e região Central, como encostas do Rio Acre no entorno no Mercado Elias Mansour, do Terminal Urbano. Ela disse que os recursos já estão assegurados tanto por meio de emendas como do PAC.

“População de Rio Branco vai ganhar muito. E nós vamos sentir isso à medida que o projeto da requalificação urbanística for executado pelo prefeito eleito, Tião Bocalom”, acrescentou.

Centro comercial

O centro comercial que deve abrigar pelo menos 500 camelôs deve ficar subdividido entre lojas e quiosques para atividades que devem se sujeitar a obrigações, a serem determinadas pelo Executivo municipal.

Para trabalhar no shopping, os comerciantes, foram cadastrados na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). A concessionária deverá se responsabilizar, de maneira direta ou indireta, pelos serviços de manutenção, limpeza, higienização dos banheiros, segurança e outros que garantam a preservação do prédio e o cumprimento das normas relativas à saúde pública é o que determina a lei.

No Aquiri Shopping só será permitida a atuação dos comerciantes que têm locação na área. Além disso, a lei proíbe a venda de mercadorias ilegais.