A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que estava prestando assistência no posto implantado no parque de exposições, com objetivo de atender as famílias desabrigadas, encerrou suas atividades na última quinta-feira (20), para retomar o funcionamento nas Unidades de Saúde Eduardo Assmar e Triângulo Novo, que foram atingidas pela cheia que castigou Rio Branco.
Segundo a diretora de Assistência em Saúde, Rafaela Brito, nesse período, de aproximadamente um mês, duas equipes da Semsa estiveram oferecendo suporte às famílias no abrigo montado pela prefeitura.
“Durante esse período, não medimos esforços, ofertando atendimento de qualidade e com dignidade às famílias no parque de exposições. Foram ofertados todos os serviços que as unidades básicas oferecem: consulta médica, enfermagem, atendimento pré-natal, PCCU e vacina. A inovação este ano foi o atendimento no ônibus odontológico, sendo muito produtivo nesse período.
Ainda de acordo com Rafaela, os serviços nas unidades de saúde que se encontravam fechadas já foram retomados.
“A prefeitura, por uma determinação do prefeito Tião Bocalom, agiu rápido, mobilizando todas as secretarias municipais e, com apoio do governo estadual, montou uma Megaoperação em socorro aos desabrigados. Agora estamos retomando os atendimentos nas unidades que foram atingidas pela alagação.”