Medida passa a valer a partir das 12h desta quinta-feira (19). Três casos do novo coronavírus foram confirmados na capital acreana; 55 seguem em investigação
Como forma de prevenção ao novo coronavírus, a Prefeitura de Rio Branco suspendeu o estacionamento rotativo da capital acreana (Zona Azul). A medida passa a valer a partir das 12h desta quinta-feira (19).
A determinação vale pelo período de 15 dias a contar da publicação do Decreto de Emergência em Saúde, assinado pela prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, na última quarta-feira (18).
Ainda conforme o decreto, a medida pode ser estendida, por iguais períodos, enquanto o momento de emergência continuar.
O Acre tem 55 casos em análise do novo coronavírus. O dado é do boletim epidemiólogo divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), divulgado no início da noite desta quarta-feira (18). O número de casos confirmados não mudou, continuam os três anunciados na terça (17).
Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.
Também na terça, o governador do Acre, Gladson Cameli, decretou situação de emergência devido à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O decreto 5.465, válido por 30 dias e podendo ser prorrogado, aponta ainda que as recomendações valem até que a emergência em saúde prevaleça, assim como determinou o Ministério da Saúde.
O mundo vive uma pandemia de Covid-19, declarada desde a quarta-feira (11) pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Acre tem três casos confirmados da doença e aguarda a contraprova dos exames, que foram enviados ao Instituto Evandro Chagas, em Belém. Outros 55 casos suspeitos são investigados pelo Laboratório de Infectologia Charles Mérieux, em Rio Branco.
O Brasil contabiliza mais de 500 infectados pela doença, em 20 estados e o Distrito Federal, e quatro mortes até esta quarta (18).