..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Por causa da cheia na capital, Deracre avalia adiar reabertura da Ponte Metálica

Por causa da cheia na capital, Deracre avalia adiar reabertura da Ponte Metálica

No último sábado (24), autarquia havia informado que iria manter reabertura para o dia 29 de fevereiro. Rio Acre não dá sinais de vazante

Em entrevista à Rede Amazônica Acre, o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), Sócrates Guimarães, afirmou que caso dia 29 de fevereiro, que seria a data da reabertura da ponte, o Rio Acre estiver com 18 metros, a ponte não será reaberta.

“É quando a água chega no tabuleiro da ponte então vai ser sempre interditado nesse período. Como já está interditado, vamos continuar com ela assim”, explica Guimarães.

O diretor-presidente ainda disse que, se caso nos próximos três dias o rio abaixar o nível, e os outros municípios do estado também não estiverem com inundações, a ponte abrirá. Caso contrário, continuará interditada.

“Se dia 29 [de fevereiro] tiver tudo ok, rio normal, Brasiléia sem cheia, Assis Brasil tranquilo então podemos ver isso”, afirmou o presidente.

Guimarães explicou que essa é uma determinação do governador do estado, para ter cautela nesse momento. “Vamos aguardar estar tudo normal aí a gente libera. Depende das chuvas, depende de Deus. A gente aguarda um pouquinho. Já passamos 4 meses, 5 meses com a ponte interditada, uma semana a mais.. Espero a compreensão de todos”, falou.

No último sábado (24), o Deracre havia informado que a ponte metálica seria reaberta no fim de fevereiro mesmo com cheia do Rio Acre.

ponte 01Uma das peças que sustenta a estrutura da Ponte Metálica mostra que passagem está comprometida — Foto: Arquivo/Secom

A ponte foi interditada no dia 22 de julho do ano passado, após equipes do Deracre identificarem corrosão e desgaste em alguns pontos da estrutura durante avaliação.

Segundo o governo do Estado, o Deracre apresentou um laudo técnico orientando sobre a necessidade de revitalização da estrutura, que foi construída há mais de 50 anos, e a suspensão de passagem de veículos e pedestres.

A interdição causou alterações no trânsito da capital. A Ponte Coronel Sebastião Dantas, chamada de Ponte de Concreto, está funcionando no sentido de mão dupla. Os veículos pesados, como caminhões, carretas e outros, devem fazer a travessia pela Quarta Ponte, que liga os bairros bairros Cadeia Velha e Seis de Agosto.

Para isso, a Avenida Epaminondas Jácome, do trecho entre o Museu dos Povos Acreanos e a Praça da Bandeira, também está em duplo sentido. É permitido apenas a circulação de veículos pequenos, ambulâncias e ônibus de transporte coletivo nesses trecho.

Entre o final de março e início de abril do ano passado, a Ponte Metálica ficou 18 dias interditada por conta da cheia do Rio Acre e o acúmulo de balseiros embaixo da estrutura. Com a vazante do rio, equipes do Deracre iniciaram os reparos na pavimentação da ponte.

Cheia em 2024

O nível do Rio Acre segue em alta em Rio Branco e marcou 16 metros na medição das 12h desta segunda-feira, segundo dados da Defesa Civil Municipal. São dois metros acima da cota de transbordo estabelecida em 14 metros e com tendência de subida.

Pelo menos 33 bairros foram atingidos. Por causa da situação, o governo decretou, no sábado (24), estado de alerta em todo o Acre.