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Pesquisa mostra que 99% dos rio-branquenses devem comprar presentes no Dia das Mães; roupas lideram preferência

Pesquisa mostra que 99% dos rio-branquenses devem comprar presentes no Dia das Mães; roupas lideram preferência

Pesquisa foi divulgada pela Fecomércio nesta segunda-feira (8). Maioria dos entrevistados pretende gastar mais que no ano passado com o presente para as mães

O Dia das Mães se aproxima e, além do significado especial para as famílias, a data é considerada pelo comércio como a segunda melhor em termos de faturamento. E não é para menos, uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8) pela Fecomércio no Acre aponta que 99,5% dos rio-branquenses pretendem comprar presente para as mães.

A pesquisa ouviu 200 consumidores de Rio Branco no último dia 29 de abril e somente 0,5% não demonstraram interesse em presentear no próximo Dia das Mães, comemorado neste domingo (14).

No ranking de preferências, as roupas lideram, com 32% das pretensões de compra, seguido de perfumes com 25%, calçados com 18% e utensílios domésticos com 5%. Além disso, 3% pretendem comprar eletrodomésticos, 14,5% outros itens e outros 2,5% não souberam responderam.

Para 66,5% dos consumidores, a preferência de compras é no comércio físico do Centro da cidade. Já outros 12,5% preferem comprar nos Shoppings, 8% vão ao comércio de bairros, 5,5% os camelôs, enquanto 4% vão às compras via internet e 2% devem preferir os sacoleiros.

Gastos maiores do que ano passado

Para 39% da população de Rio Branco os gastos para o próximo Dia das Mães devem ser maiores que os realizados para o mesmo dia no ano passado. Outros 26,5% dos consumidores pretendem gastar menores. Para 13,5% da população esses gastos vão ser iguais ao do ano passado. Outros 21% não souberam informar.

Sobre os valores investidos nos presentes, 16% da população de Rio Branco estima gastos de até R$ 50,00 no Dia das Mães. Cerca de 88% devem desembolsar até R$ 200,00 com a homenagem. Outros 4,5% devem gastar entre R$ 200 e R$ 300 e 4,5% estimam gastos acima de R$300.

A pesquisa pontuou ainda que 56% da população devem efetuar os pagamentos na modalidade de à vista, com dinheiro. Outros 17% admitem pagamentos parcelados com cartão de crédito e 12,5% na modalidade de pagamento à vista com cartão de crédito. Tem ainda aqueles que preferem o pagamento via cartão de débito (10%), carnê (3%), boleto (1%) e via pix (0,5%).

Ainda segundo a pesquisa, 37,5% da população de Rio Branco extrapolam limites financeiros com gastos para homenagear no Dia das Mães. Outros 62,5% dizem exercer controle com relação a esses gastos.

Expectativa do comércio

A Fecomércio também ouviu 103 estabelecimentos comerciais em Rio Branco no dia 30 de abril de 2023 para saber qual a expectativa de vendas no Dia das Mães deste ano. Os dados indicam que 78,6% dos entrevistados estão com boa expectativa de vendas para a data, enquanto que para 20,4%, o cenário é regular e 1,0% acreditam em cenário ruim. Cerca de 72,8% dos entrevistados fizeram investimentos em estoques para se preparar para a data.

“De um modo geral, os empresários do comércio de Rio Branco estão esperando melhora de vendas para o Dia das Mães. Para alguns, a data é de boas perspectivas para resultados, a exemplo de 32,0% que admitem melhora de vendas na véspera da data festiva e 29,1%, que têm a mesma percepção, para a semana que a antecede. Também 21,4% apostam em melhora de vendas na própria data e 12,6%, já a partir do dia 1º de maio. Ainda tem 4,9% que dizem perceber aumento de vendas já a partir do salário do mês de abril”, diz a pesquisa.

As promoções se apresentam como estratégia de 61,2% dos comerciantes para aumento de vendas no Dia das Mães, seguidos por 16,5% que acreditam na estratégia de descontos sobre vendas à vista. Dentre outras estratégias são observadas ainda a concessão de crédito fácil, destacada por 8,7% dos entrevistados e preços baixos por 5,8%.

O cartão de crédito é o modo preferido por 41,7% dos entrevistados do comércio de Rio Branco para recebimento das vendas. Outros 25,2% não fazem nenhuma distinção a respeito.

Para 27,2% dos entrevistados as vendas para o Dia das Mães deste ano devem ser maiores que no ano passado. Já outros 13,6% acreditam que as vendas devem ser menores e 19,4% acham vão ser iguais às de 2022.

A pesquisa aponta ainda que 26,2% dos entrevistados se demonstram propensos à abertura de vagas para empregos visando o aumento de movimento de vendas na data. Entretanto, outros 68,0% não se manifestam favoravelmente.