No acumulado no ano, varejo acreano não teve variação. Já nos últimos doze meses, setor apresentou recuo de 3,9%
Seguindo tendência nacional, o estado acreano apresentou uma queda de 1,4% nas vendas do comércio varejista com ajuste sazonal em julho, comparando com junho. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essa é a terceira queda seguida no setor. O mês de abril foi o último com crescimento. Desde então, maio, junho e julho acumulam recuo de 5,7%.
Os dados mostram que no país o recuo foi de 0,8%, e houve taxas positivas apenas em sete estados. Com esse resultado, o estado acreano teve o 15º pior resultado, entre as 26 unidades da federação.
Nos sete primeiros meses do ano, o indicador não teve variação. Já na comparação com julho do ano passado, o setor despencou 11,3% no estado. No acumulado dos últimos doze meses, o setor apresentou recuo de 3,9%.
No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, veículos e materiais de construção, o volume de vendas no Acre teve uma queda de 1,5%, o 12º pior índice do país. No ano, o acumulado houve queda de 2,4%, o mesmo aconteceu nos últimos doze meses, quando o setor teve recuo de 5,3%.