O evento reuniu mais de 40 empreendedores e profissionais do setor
Abordando a qualificação de experiências turísticas para a promoção internacional, por iniciativa do Sebrae Nacional e da Embratur, aconteceu na quinta-feira, 1º de fevereiro, o Workshop “Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo”, em Rio Branco, no Acre.
Cerca de 40 participantes, entre eles gestores de turismo, conselheiros municipais e estaduais, representantes de entidades do trade turístico, empresários do segmento de turismo e representantes dos povos originários, foram orientados sobre tendências e demandas do turismo internacional, a partir de casos inspiradores e boas práticas adotadas dentro e fora do país.
Durante o workshop foram apresentados dados, números e a parte de inteligência desenvolvida pela Embratur, que envolvem o Brasil e países vizinhos. “Essas informações são importantes para que possamos melhorar a qualidade de nossas decisões em relação às políticas públicas para o desenvolvimento do turismo”, disse o gestor do Projeto de Artesanato, Turismo e Cultura do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel.
O evento, realizado em todas as capitais do país, teve como objetivo contribuir para que os destinos turísticos brasileiros se tornem mais competitivos e qualifiquem suas experiências para o turismo internacional, além de nivelar conhecimentos sobre estratégias de reposicionamento da imagem do Brasil e as ferramentas da Embratur para promoção turística internacional.
“Apresentamos diversas sugestões e soluções para a Embratur, a exemplo as questões de malha aérea e passagens, para que seja feito uma gestão junto às empresas de aviação ou um sindicato. Também foi pedido uma aproximação maior com a Embratur, para termos suporte nesse processo de construção de uma agenda positiva para o turismo no Acre, e que o setor possa alavancar”, destacou Maciel.
De acordo com o gestor, o fluxo de turismo no Acre vem crescendo de forma significativa e quase se iguala ao do período anterior a pandemia. Maciel ressaltou que o encontro gerou maior aproximação com a Embratur e permitiu a identificação de pontos fortes e fracos em relação à comercialização da atividade turística, o que será benéfico para o futuro do setor.
A atividade também contou com apresentações culturais, exposição do artesanato acreano e um painel de apresentação do Ibama com orientações sobre artesanato.