Depasa afirma que apagão de energia na segunda (14) causou pane elétrica em equipamentos. Previsão é que o abastecimento seja normalizado até terça-feira (22)
Novamente a população de Rio Branco sofre com a crise no abastecimento de água na cidade. Desta vez, uma pane elétrica interrompeu a distribuição para bairros da região central e bairros próximos.
O problema começou na noite de segunda-feira (14) quando um apagão ocasionou a queima de dois inversores de frequência que fazem parte do sistema de acionamentos de motores elétricos do Centro de Reservação Central (CR).
Segundo o Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), o abastecimento deve ser normalizado até a terça-feira (22).
Veja os bairros afetados:
- Adalberto Aragão
- Cadeia Velha
- Castelo Branco
- Base
- Bela Vista
- Centro
- Parte do Bosque
- Estação Experimental
- Ivete Vargas
- Manoel Julião
- Mascarenhas de Moraes
- Morada do Sol
- Tropical
“Na segunda-feira houve um apagão na região toda e no começo da noite foi reestabelecida a energia, mas identificamos que não tinha voltado a energia do nosso reservatório. Com isso, nossa equipe foi fazer uma vistoria no entorno e diagnosticou que o cabo de energia tinha se rompido. Foi acionado a Energisa, que atendeu a gente, fez a religação e assim que ligou diagnosticamos que dois inversores de frequência tinha queimado e não estava acionando o motobomba”, disse Alan Ferraz, diretor de operações do Depasa.
Soluções
Ferraz diz que dois dos três conjuntos de motobomba foram danificados com a pane. Para não deixar a população desabastecida, o departamento conseguiu alguns desses equipamentos em São Paulo. Um deles deve chegar o Acre na sexta-feira (18) e o outro no sábado (19).
Esses equipamentos são grandes, assim que soube do problema nossa presidente Valesca correu atrás de resolver e conseguir aquisição para o equipamento. O governo verificou que havia em São Paulo, foi feita a aquisição com a previsão de chegar na sexta e vamos abastecer com duas, ao invés de só uma. Com isso, haverá uma melhora e sábado, provavelmente, chega o terceiro e último equipamento que volta o a normalidade”, destacou.